Propostas de reestruturação de carreiras são recebidas pelo governo na instalação de mesa setorial do Mapa, MDA e Incra

postado em: Notícias | 0

A Mesa Setorial que inclui o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi instalada na segunda-feira (30), em Brasília. As propostas de reestruturação de carreiras defendidas pelas entidades representativas da categoria, como a Condsef/Fenadsef e Cnasi-NA, foram recebidas pelos representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, que é servidora do Incra/RS, participou da agenda e  afirmou que a proposta dos servidores foi construída durante muito tempo na base e  discutida na Condsef. “Valoriza a nossa carreira, mas sem prejuízo no debate sobre as carreiras fins nas áreas ambientais, gestão e desenvolvimento territorial, pois temos atribuições semelhantes e achamos que é possível construir uma carreira transversal destas áreas”, explica ela.

Segundo Eleandra, a carreira de Reforma e Desenvolvimento Agrário representa 90% do Incra e é vinculada, diretamente, a missão do Instituto. “Os servidores acreditam na missão do órgão e tem convicção que a reforma agrária está no centro desta missão. O Brasil precisa de reforma agrária e o Incra precisa  valorizar os seus profissionais, para reter esses talentos e dar prosseguimento ao cumprimento da sua missão”, afirma.

 

 

A dirigente destaca que após esse primeiro encontro, a categoria aguarda o agendamento da próxima reunião para seguir as negociações. “A instalação da mesa já é uma vitória, pois foram sete anos sem qualquer tipo de negociação com o governo. Mas precisamos avançar para defender a reforma agrária e garantir um serviço público de qualidade”, defende Eleandra.

O Secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Feijó e o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério, José Celso Cardoso Júnior representaram o governo junto com o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MDA, Diego Donizetti Gonçalves Machado e os diretores do Incra, Leonardo Henrique Bezerra Lopes e Gustavo Souto de Noronha.

Essa foi a 20ª mesa setorial instalada no ano para negociar as carreiras do funcionalismo público.

 

Fonte: Sindiserf/RS

Foto: Divulgação