Sindiserf/RS participa da atividade do Novembro Sindical Unificado Antirracista no sul do estado

postado em: Notícias | 0

Integrantes da direção do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) participaram do evento “De Porongos à necropolítica do século XXI: os efeitos do capitalismo sobre o povo negro”, realizado na quinta-feira (14), em Pinheiro Machado e na sexta-feira (15), em Pelotas. A atividade faz parte do calendário do Novembro Sindical Unificado Antirracista.

A agenda iniciou com uma visita ao acampamento Lanceiros Negros, no Cerro dos Porongos, como forma de homenagear esses heróis, que há 180 anos lutaram por liberdade e foram traídos e massacrados no local, no período final da guerra farroupilha. Já as palestras, que aconteceram no auditório do Sindicato da Alimentação de Pelotas, abordaram temas como o tratamento da justiça brasileira à população negra, o racismo ambiental, os negros no sistema bancário, protocolos para uma educação antirracista, entre outros.

“O Cerro dos Porongos é um local com muita energia e foi bastante simbólica a realização deste evento lá, além das falas de professores e historiadores”, contou o secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindiserf/RS, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos que ainda salientou a qualidade das manifestações no seminário em Pelotas. “São assuntos que ajudam muito na formação de quem está engajado nesta luta e milita para fortalecer políticas antirracistas”, afirmou Joelsio.

Para a secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Vera Regina Gomes da Rosa, foi um grande privilégio estar neste evento, com falas potentes e importantes reflexões. “E essas pautas devem ser levadas adiante, é imprescindível avançarmos nestas lutas. Assim como a história verdadeira da guerra Farroupilha deve ser escrita por nós, mulheres e homens negros”, acredita ela.

A secretária de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, Zaida Haack Bastos também destacou a importância do evento. Para ela, compor com os demais sindicatos uma reverência ao dia 20 de novembro é um dever a todos que honram a luta dos Lanceiros Negros. “Eles permanecem vivos na memória de todos que ainda sofrem com a terrível e ignorante atitude racista, infelizmente ainda presente nos nossos dias. E as palestras foram de uma abrangente instrução e chamada à consciência de todos que ali estavam, no sentindo do nosso comprometimento com o respeito à cultura afro, bem como às gerações futuras na busca de melhores dias para o povo negro. Viva Zumbi dos Palmares.”

“De Porongos à necropolítica do século XXI: os efeitos do capitalismo sobre o povo negro” foi um marco na programação do Novembro Sindical Unificado Antirracista e a declaração da Conselheira Fiscal do Sindiserf/RS, Eva Lourdes Silva Corrêa resume bem o sentimento de todos que participaram: “estava ótimo, com falas importantes. Foi, sem dúvida, o melhor evento que já participei.

Marcha

Nesta terça-feira (19) acontece a Marcha Independente Zumbi Dandara, com concentração às 17h, na Esquina Democrática e a arrancada para o Largo Zumbi dos Palmares, às 19h.

As atividades que integram o calendário do Novembro Sindical Unificado Antirracista são organizadas por um conjunto de entidades sindicais como Sindiserf/RS, Sintrajufe/RS, Cpers, SindBancários, SindjusRS, Sindicato da Alimentação de Pelotas, entre outras.

Fonte: Sindiserf/RS

Fotos: Divulgação