Servidores da área ambiental tem reunião com assessoria jurídica do Sindicato

postado em: Notícias | 0

Grevistas estão elaborando diversas atividades para mostrar a importância do setor

 

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) promove uma reunião da assessoria jurídica da entidade com as servidoras e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sobre a greve. A atividade será híbrida (presencialmente na sede dos órgãos, em Porto Alegre), às 10h, desta quinta-feira (4).

 

 

Na capital gaúcha, os grevistas se reúnem diariamente para avaliar o movimento. “Estamos pensando em ações de ruas para dialogar com a sociedade e também fazer um grande mutirão de limpeza na foz do arroio Dilúvio”, conta o secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindicato, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos.

Ele, que é servidor do Ibama adianta ainda que a categoria está buscando uma agenda com o Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do RS. “O objetivo é mostrar a importância do setor ambiental”, informa ele.

Os servidores da área ambiental, de todo o Brasil, estão em greve desde segunda-feira (1º) com o objetivo forçar a reabertura e avanço das negociações com Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Uma das reivindicações dos servidores é a equiparação salarial com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

 

 

A categoria cuida de 336 unidades de conservação, ou seja, de mais de 1,7 milhões de quilômetros quadrados de áreas protegidas, patrimônio do povo brasileiro. Também são os responsáveis pelo monitoramento da biodiversidade, pela elaboração e coordenação de políticas públicas e pesquisas ambientais, subsidiando ações como licenciamento e criação de áreas protegidas federais, entre outras ações.

 

Fonte: Sindiserf/RS

Card: Sergio Trentini

Foto: Renata Machado