MGI faz nova proposta para os servidores do PGPE e correlatos, PST e seguridade social

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), oficializou na tarde do dia 28 as propostas de reajuste salarial para os servidores do PGPE e correlatos, PST e seguridade social. Depois de muita negociação, o governo está oferecendo um percentual de reajuste de 9% para janeiro de 2025 e 5% para maio de  2026.

As últimas propostas apresentadas pelo MGI, em reuniões realizadas no último dia 21 de maio, correspondiam a um reajuste de 9%, em 2025, e 3,5%, em 2026, para todos os níveis de escolaridade. Após ampla intervenção das entidades representativas dos servidores, o governo se comprometeu a avaliar a possibilidade de alterar o índice previsto para 2026, com o propósito de aproximar a proposta do PGPE, PST e correlatos ao que está sendo negociado com os trabalhadores da educação. E assim foi feito.

Para os níveis superior e intermediário, além dos percentuais de reajuste, em 2026 está previsto um aumento nos steps de progressão e promoção funcional:

– Nível Superior (NS) – aumento nos padrões de 2,8% para 3% e nas classes de 3% para 4%
– Nível Intermediário (NI) – aumento nos padrões de 1% para 1,25% e nas classes de 1,5% para 2%

No momento, o DIEESE está preparando um estudo técnico detalhado das novas tabelas salariais encaminhadas pelo MGI, o que deverá amparar as discussões com a categoria. As propostas e o estudo técnico serão inicialmente avaliados no Conselho Deliberativo das Entidades filiadas à Condsef/Fenadsef na sexta-feira (31). Na próxima semana os sindicatos realizarão assembleias para discutir e deliberar sobre o tema.

Confira a íntegra das propostas aqui:

PGPE e Correlatos – Proposta de reajuste remuneratório

PST e Seguridade Social – Proposta de reajuste remuneratório