Empregados da Ebserh no RS aprovam proposta apresentada no TST

As empregadas e empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Rio Grande do Sul aprovaram a proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. A deliberação se deu na manhã desta quinta-feira (9), em assembleia virtual, convocada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) e contou com 122 votos favoráveis à proposta, 37 contrários e uma abstenção.

A proposta apresentada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) na tarde de ontem (8) consiste no índice de 3,09% (80% do INPC) para o ACT 2024/2025, retroativo a 1º de março, e o reajuste salarial de 100% do INPC sobre salários e benefícios para o ACT 2025/2026, a proposta para benefícios envolve algumas mudanças.

Auxílio-alimentação de R$ 800,00 em 2024 e de R$ 1.000,00 a partir de março de 2025. Ampliação do auxílio creche para R$ 484,90 e aumento equivalente ao INPC no auxílio saúde, passando de R$ 180,68 para R$ 190,65. Todos os reajustes nos benefícios serão retroativos a 1º de março.

O acordo também prevê a manutenção das cláusulas sociais já negociadas e apresentadas pela empresa no último ofício SEI nº 101/2024/PRES-EBSERH. A empresa também assegura o abondo dos dias parados com reposição de 50% das horas.
Em meio a maior catástrofe climática do RS, a assembleia foi geral e reuniu os trabalhadores da Ebserh dos três hospitais da rede no RS, o HUSM de Santa Maria, o HU-Furg, de Rio Grande e o HE-Ufpel, de Pelotas.

Calamidade no RS – ainda hoje, às 16h, a direção do Sindiserf/RS irá se reunir de maneira virtual com a direção da central da Empresa para tratar da situação dos trabalhadores no estado. O Sindicato enviou um ofício aos três hospitais, manifestando preocupação sobre a garantia de condições seguras de acesso desses profissionais aos seus locais de trabalho e, bem como, das condições laborais para o desempenho de suas atividades.

Foto: Reprodução