Empregados da Ebserh no RS realizam assembleia para deliberar sobre ACT 2023/2024

As empregadas e empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no RS irão realizar assembleias para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024 nos próximos dias.

Nesta sexta-feira (26), os empregados do HU-FURG farão a assembleia às 13h30 no Hall 2° Andar ao lado da Ala Verde/Azul do Hospital Universitário de Rio Grande. Os trabalhadores do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) realizarão a assembleia na segunda-feira (29), às 12h30, no auditório Gulerpe. Por fim, na terça-feira (30), os empregados do Hospital Escola da UFPel se reunirão em dois momentos, às 11h30 no Bloco 3 e às 13h30, no auditório do HE-UFPel.

“Os hospitais universitários do Rio Grande do Sul vivem um momento decisivo nos próximos dias”, salienta o secretário de Saúde do Trabalhador em exercício do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Jaques Boeno.

Ele reforça que as assembleias são presenciais. “São nas assembleias que as decisões serão definidas. Quem participa é quem decide”, enfatiza ele que é trabalhador no HE-UFPel e integrante da mesa de negociação com a Empresa.

Confira os principais pontos de discussão nas cláusulas econômicas:

Cláusula de reajuste: 4,92% (90% do INPC de 5,47%) sobre salários e benefícios, sendo da seguinte forma:

– Alimentação reajustado para R$ 589,35 (quinhentos e oitenta e nove reais e trinta e cinco centavos);

– ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA para R$162,77 (cento e sessenta e dois reais e setenta e sete centavos);

– AUXÍLIO PRÉ-ESCOLAR para R$ 192,75 (cento e noventa e dois reais e setenta e cinco centavos);

– AUXÍLIO à PESSOA COM DEFICIÊNCIA para R$ 217,69 (duzentos e dezessete reais e sessenta e nove centavos);

– Manutenção do auxílio-alimentação será mantido nos casos de afastamento do empregado para percepção do auxílio previdenciário por 12 meses.

Fonte: Sindiserf/RS com informações da Condsef/Fenadsef

Foto: Reprodução