A inflação, que é o aumento dos preços de produtos e serviços, está presente o tempo todo em qualquer economia. No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o que mede a inflação a partir da variação de preços no comércio. Ele é utilizado pelo Banco Central desde os anos 2000 para medir o índice oficial de inflação no país e aponta o custo de vida médio de famílias.
O IPCA é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de pesquisas diárias que avaliam os preços de diversos produtos, como alimentos, medicamentos, passagem de transporte público e material escolar. A medição é mensal para que possa haver uma comparação constante dos preços.
O índice também é utilizado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a fim de ajustar as metas de inflação e pelo Comitê de Política Monetária (Copom) com o objetivo de revisar a Selic, que é a taxa básica de juros da economia.
O índice leva em consideração de 300 a 400 produtos e serviços, que são divididos em categorias. Cada uma possui um percentual diferente de influência no orçamento das famílias. O IBGE considera, por exemplo, que a categoria de alimentos e bebidas é a que mais pesa no aumento ou na diminuição dos gastos mensais.
Vale ressaltar que a depender da região o cálculo que é feito para medir o IPCA pode ser diferente. Por exemplo, grandes cidades terão índices diferentes de cidades do interior e o mesmo ocorre a depender da relevância econômica das cidades em cada região. No final, todos os índices regionais são agregados e passam a compor o IPCA nacional.
Uma das razões para a variação do IPCA é a oferta e a demanda de cada produto ou serviço. Se um produto tem alta disponibilidade no mercado, o preço dele tende a ser mais baixo. O inverso também é verdadeiro.
O preço do dólar também influencia no IPCA, sobretudo por conta do preço dos produtos importados, mesmo que eles sejam distribuídos por empresas brasileiras.
Quando se fala em IPCA acumulado,a referência é ao índice em um determinado período de tempo. É possível medir o IPCA acumulado na Calculadora do Cidadão do Banco Central.
O índice de inflação não explica totalmente o poder de compra dos trabalhadores. É importante avaliar o poder de compra da população. Se o IPCA cresce mais do que o reajuste do salário, o trabalhador, mesmo recebendo um pouco mais, está empobrecendo, porque está gastando mais em produtos e serviços.
Fonte: Brasil de Fato
Foto: Agência Brasil