Ato em defesa da democracia em Porto Alegre repudia golpismo nesta segunda

Um ato em defesa da democracia e em repúdio ao golpismo será realizado nesta segunda-feira (9), às 18h, na Esquina Democrática, em Porto Alegre. O protesto está sendo organizado pela Frente Brasil Popular, com o apoio das centrais sindicais.

Também haverá manifestações no interior gaúcho, condenando as ações terroristas. Confira os atos já marcados:

Porto Alegre – 18h – Esquina Democrática

Rio Grande – 18h – Largo Dr. Pio

Pelotas – 18h – Esquina Democrática

Santa Maria – 17h – Praça Saldanha Marinho

Caxias do Sul – 18h – Praça Dante Alighieri

Santa Cruz do Sul – 18h – Praça da Bandeira

Ijuí –  18h – em frente à Câmara de Vereadores

Lajeado – 18h – Parque dos Dick

As mobilizações seguem orientação nacional de um conjunto de entidades sindicais e populares, divulgada no início da noite deste domingo. Confira!

MOVIMENTOS SINDICAIS E POPULARES REPUDIAM GOLPISMO E CONVOCAM MANIFESTAÇÕES EM DEFESA DA DEMOCRACIA NESTA SEGUNDA-FEIRA EM TODO O BRASIL

As organizações sindicais e populares, que integram as Frentes Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o Fórum das Centrais Sindicais, a Coalizão Negra por Direitos e a Convergência Negra, reunidas em defesa do Estado Democrático de Direito vêm a público para:

a. Registrar o mais veemente repúdio aos atos de vandalismo e criminosos praticados no dia de hoje em Brasília, que atentam contra a democracia e depredaram a sede dos três poderes da República. Adotamos estado de mobilização e vigilância permanente em defesa da democracia, do governo legitimamente eleito, contra o golpismo e pela punição dos responsáveis pelos ataques às instituições.

b. Orientar todas as organizações sindicais e populares, bem como toda militância social do campo democrático e progressista a manifestarem-se nas ruas de todo o país no final da tarde desta segunda-feira (9), em defesa da democracia, das instituições e da soberania do voto popular.

c. Construir ato político a realizar-se em Brasília na próxima quarta-feira (11) com foco na defesa da democracia, no repúdio aos ataques às instituições da República praticadas por fascistas neste domingo e na defesa de que aqueles que financiaram e praticaram crimes sejam responsabilizados. Realizaremos essas manifestações em aliança com todos as lideranças, autoridades e segmentos da sociedade comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito.

d. Reunir-se, em preparação, com partidos, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade com atuação nacional nesta segunda-feira, 9 de janeiro, às 14 horas, por videoconferência.

Brasil, 08.01.23

Fórum das Centrais Sindicais