A avaliação da população brasileira a respeito dos servidores públicos vem sendo minada nas últimas décadas pelos grandes meios de comunicação. Isso porque há um grande interesse da classe empresarial, que anuncia nesses meios, em desestruturar os serviços públicos para ingressar nas diversas áreas – a exemplo da educação, saúde e segurança – e lucrar com a oferta desses serviços.
Mas o saber da população brasileira nunca deve ser subestimado. Segundo uma pesquisa do Datafolha realizada no último mês de junho, a avaliação da população brasileira sobre os serviços prestados pelos servidores públicos melhorou nos últimos anos.
Em 2025, 46% dos entrevistados deram notas entre 8 e 10 para o funcionalismo. Em 2021, esse percentual era de apenas 36%. Além disso, 20% dos pesquisados deram nota 10 ao desempenho dos profissionais do serviço público.
Estabilidade
No total dos entrevistados, 75% enxergam a estabilidade no emprego como um mecanismo de proteção contra pressões ou perseguições políticas.
Profissionalização
Para 74% das pessoas que responderam a pesquisa, medidas como concursos, progressão de carreira e capacitação ajudam a combater a corrupção e a melhorar a qualidade do atendimento. A gestão de desempenho tem aprovação de 94%.
Condições de trabalho
A pesquisa mostrou que 92% da população acredita que os servidores poderiam oferecer mais à sociedade se tivessem melhores condições de trabalho.
Supersalários
A maioria (83%) dos entrevistados é contra o pagamento de supersalários que ultrapassam o teto constitucional do setor público. Hoje, o teto constitucional gira em torno de R$ 46,3 mil.
Diversidade
Os pesquisados também apoiam a diversidade no funcionalismo: 80% acreditam ser positiva a reserva de vagas em cargos de liderança para mulheres, negros, indígenas e quilombolas. Já 82% concordam com cotas em concursos. No caso das mulheres, o índice chegou a 90%.
Assédio
Para 89%, programas específicos são importantes, enquanto 92% apoiam a criação de redes de apoio entre mulheres servidoras.
A pesquisa “Opinião dos brasileiros sobre a Gestão de Pessoas e Lideranças no Setor Público” ouviu 2.008 pessoas em todas as regiões do país, entre 9 e 12 de junho de 2025.
Fonte: Condsef/Fenadsef com informações do Extra/Globo
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil