A Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT/RS) se solidariza com a luta dos trabalhadores federais da Cultura de nosso estado. Há anos, esses servidores vem travando a luta por uma carreira específica que dê dignidade para a categoria.
A chegada de Lula ao poder se abriu um novo horizonte, pois numa reunião com a ministra da Cultura, Margareth Menezes e o Ministério de Gestão e Inovação, depois de várias encontros nas mesas setoriais, nasceu uma proposta de carreira da Cultura, o PCCult.
Ocorre que já fazem nove meses dessa proposta e como forma de pressionar o governo a implementar o PCCult, a categoria decidiu pela greve. Por conta da força desse movimento, que o Ministério de Gestão e Inovação apresentou, em 16 de maio, um calendário de discussão da proposta.
Diante disso, a Central Única dos Trabalhadores do RS está ao lado desta importante categoria e de sua entidade representativa, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) para que essa conquista se efetive na prática. Só a luta conquista direitos.
SOMOS FORTES SOMOS CUT!
Porto Alegre, maio de 2025
Paulo Farias, Secretário de Cultura da CUT/RS