O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,4% em 2024 comparado ao ano anterior. O número foi divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em números correntes, o PIB brasileiro acumulou R$ 11,7 trilhões em 2024. No per capita, a taxa ficou em R$ 55.247,45, um aumento real de 3,0% em relação a 2023.
O crescimento do PIB foi puxado pelos setores da Indústria e de Serviços, que avançaram 3,3% e 3,7%, respectivamente.
No setor da Indústria, o número foi sustentado pela alta na construção (4,3%), na indústria de transformação (3,8%), na eletricidade, gás, esgoto e gestão de resíduos (3,6%) e indústria extrativa (0,5%).
A construção foi validada pelo crescimento na ocupação na atividade, na produção de insumos típicos e da expansão de crédito.
Já a indústria de transformação teve alta na fabricação na indústria automativa e em equipamentos de transporte. A produção de máquinas, equipamentos elétricos, produtos alimentícios e móveis também influenciaram.
Já no sentido das atividades da eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos o crescimento veio influenciado pelas mudanças climáticas. O aumento da temperatura média do ano, forçou os moradores a usarem mais desses recursos.
Em relação aos Serviços, houve aumento em todas as atividades que compõe o grupo: Informação e comunicação (6,2%), Outras atividades de serviços (5,3%), Comércio (3,8%), Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (3,7%), Atividades imobiliárias (3,3%), Transporte, armazenagem e correio (1,9%) e Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,8%).
Fonte: TVT News com informações do IBGE
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil