Servidores da Área Ambiental cumprem sentença judicial, mas a luta continua

postado em: Notícias | 0

Essa semana começou e termina com destaque para a greve dos servidores da Área Ambiental. Cumprindo setença judicial do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Condsef/Fenadsef, Sindsep-DF e Ascema Nacional orientaram o cumprimento da sentença com formas adaptadas para que a luta da categoria continue. As entidades enviaram uma petição ao STJ com pedido de audiência de conciliação.

 

Confira aqui a petição enviada ao STJ

 

Greve é direito

O STJ determinou retorno de 100% das atividades consideradas essenciais pela justiça, sob pena de multa de R$200 mil por dia em caso de descumprimento. A decisão gerou indignação entre servidores e entidades. A Condsef/Fenadsef classificou a atititude do governo de entrar com pedido de abusividade e ilegalidade da greve como inaceitável destacando que ela se choca frontalmente com o direito de greve. “A decisão da justiça de agravar ainda mais o valor das multas é também uma clara afronta a esse direito constitucional”, acrescenta a entidade.

A paralisação não afetava setores estratégicos, a exemplo do combate ao fogo com 100% de atividades mantidas. Além de incêndios florestais, outros setores seguiam regime especial durante a greve: fiscalização, licenciamento, unidades de conservação, fauna, flora e emergências.

Os servidores lutam pela retomada da mesa específica de negociação depois que o MGI fechou novas possibilidades da apresentação de contraproposta. A categoria segue lutando para que haja efetiva reestruturação e valorização da carreira ambiental.

 

Fonte: Condsef/Fenadsef

Foto: Cristiano Porfírio/Sindsep-DF