Sindiserf/RS reforça a importância dos servidores públicos diante da tragédia no RS

Em diversas frentes, Incra do RS presta atendimento emergencial para as comunidades quilombolas

Diante de uma catástrofe climática como essa que assola o Rio Grande do Sul, a atuação dos servidores públicos se faz ainda mais necessária e importante para a sociedade. Desde os primeiros dias de maio quando as chuvas alcançaram patamares extremos e as enchentes e inundações invadiram cidades inteiras, que os órgãos e empresas públicas agem incansavelmente para minimizar os danos e sofrimentos das pessoas atingidas. Há também diversas iniciativas e campanha de solidariedade para auxiliar os próprios colegas, servidores públicos que foram atingidos pelas enchentes.

Com objetivo de trazer à luz o trabalho realizado neste momento, o Sindicato dos Servidores e Empregados Púbicos Federais do RS (Sindiserf/RS) inicia uma série de reportagens sobre a força tarefa dos órgãos e empresas públicas. Muitas vezes questionado, nestes momentos de tragédia fica ainda mais evidente o papel do estado e das políticas públicas. Sem isso, o cenário seria ainda mais aterrorizante e o fato de faltaram servidores públicos ou condições materiais de atender lá na ponta quem mais precisa, como executores da política de estado, é fruto do sucateamento do Serviço Público, promovido por governo golpistas, negacionistas e entreguistas dos últimos anos.

Nesta terceira reportagem, as ações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado são o destaque. A autarquia trabalha diretamente com o direito à terra, executando a reforma agrária e realizando o ordenamento fundiário nacional. A situação que o estado enfrenta deixa mais latente a falta de políticas públicas para as comunidades quilombolas, amparadas e atendidas pelo Instituto.

Auxílio em diversas frentes

O Secretário adjunto de Formação do Sindicato, Walter Morales Aragão, contou que o Instituto atua em diversas frentes. Foram disponibilizadas cinco viaturas (caminhonetes) e desde a sexta-feira (10), foram entregues milhares de cestas básicas. “Os destinos foram diversas regiões de Porto Alegre visando abastecer as cozinhas comunitárias”, disse ele que é servidor do Incra.

Walter informou que o órgão também realizou o transporte de 10.000 litros de gasolina, de postos de combustíveis para os pontos de resgate com embarcações. “Foram coletados itens de higiene e limpeza no Comando da Brigada Militar de Porto Alegre para distribuição em centros comunitários”, divulgou.

De acordo com ele, o Incra no RS criou, através de portaria, um grupo de trabalho (GT) para a emergência climática e integra um grupo nacional de apoio ao estado, criado pela presidência do Incra.

Uma das principais diretrizes no órgão é referente a titulação dos territórios quilombolas e regularização fundiária. O servidor do Incra e chefe do Serviço de Relação Quilombola do RS, Sebastião Henrique Santos Lima salienta o trabalho realizado junto as comunidades, intensificado neste cenário. “Nossa tarefa no momento é fazer um levantamento das necessidades, de tudo que foi atingido nas comunidades quilombolas e buscar recursos”, explica. Segundo ele, os servidores do Incra estão trabalhando entre 10 e 12 horas por dia.

“Para além disso, a nossa responsabilidade é atender emergencialmente as demandas. Já entregamos mais de duas mil cestas básicas, distribuição de água e bens de limpeza”, destacou. Sebastião Henrique conta que já atenderam comunidades de Porto Alegre, Canoas, Viamão, Gravataí, Taquara e Portão afetadas direta ou indiretamente. Nos próximos dias, haverá uma força tarefa para as comunidades da região sul, como Pelotas e Tapes.

Segundo ele, a atuação do Instituto é em parceria com diversos órgãos e entidades, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CODENE), entre outros. “Com toda essa tragédia, não tem volta é preciso incluir as comunidades quilombolas nas políticas públicas”, defende o servidor ao finalizar informando que o órgão está buscando repasses direto de recursos às famílias quilombolas atingidas.

No RS, o Incra trabalha com 145 comunidades quilombolas, há 136 reconhecidas e certificadas pelo estado e existem 112 com processos tramitando no órgão para reconhecimento de seus territórios.

Fotos: Reprodução Incra