CUT-RS e sindicatos de servidores levantam pauta de reivindicações na crise climática no RS

A CUT/RS reuniu com entidades sindicais de servidores e empregados públicos das três esferas para discutir a situação dos serviços públicos no RS e elencar reivindicações imediatas a serem apresentadas para os governos e prefeituras, na tarde desta quarta-feira (15). A reunião debateu a importância dos serviços públicos para a população e o resultado desastroso de anos de desmonte e privatizações num momento como esse.

Os servidores e a CUT/RS definiram uma pauta com reivindicações imediatas para reconstruir os serviços públicos e ajudar os trabalhadores do setor público e privado a saírem da crise e garantir que os recursos sejam enviados para atender as necessidades da população.

1. Cancelamento dos programas de privatização e terceirização dos serviços públicos
2. Plano de recuperação da União, estados e municípios de escolas, hospitais, postos de saúde e outros equipamentos públicos gerenciado pelo Estado, com fiscalização e transparência;
3. Preenchimento de vagas e calendário de concursos públicos e estabilidade para servidores temporários;
4. Suspensão da cobrança de consignados em folha por 180 dias sem incidência de juros; Renegociação das dívidas bancárias atingidos com as enchentes (“desenrola”) com o sistema financeiro;
5. Suspensão da cobrança do desconto previdenciário de servidores públicos aposentados;
6. Antecipação do 13º salário e pagamento extraordinário de benefícios como vale-alimentação;
7. Abono dos dias dos servidores públicos estatutários e empregados públicos da administração direita, indireta de autarquias, fundações e empresas públicas impedidos de acessar o local de trabalho em virtude da calamidade;
8. Abertura de linha de crédito para reconstrução de moradias e compra de equipamentos domésticos para servidores públicos e empregados públicos que tiveram suas residências alagadas e seus bens destruídos.

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) junto com a Condsef/Fenadsef está elaborando um ofício ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) propondo que o governo federal siga o exemplo do que o governo do RS e Banrisul fez referente a suspensão dos consignados. As entidades também defendem que os bancos públicos renegociem as dívidas e suspendam os juros.

A secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch reforça a importância da atuação dos servidores e empregados públicos, ainda mais necessária e evidenciada, neste momento de calamidade pública e tragédia socioambiental. “Precisamos reconstruir o estado do Rio Grande do Sul em outros moldes, num modelo social e ambiental que seja sustentável, pois o que tivemos até agora culminou nesta catástrofe”, declara ela.

Fonte: CUT-RS e Sindiserf/RS

Foto: Reprodução CUT-RS