Nota do Sindiserf/RS sobre a greve da Ebserh

No dia 03 de maio de 2024, atendendo a um chamado do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf-RS), trabalhadores e trabalhadoras dos três hospitais das Universidades Federais de Rio Grande, Santa Maria e Pelotas realizaram uma assembleia extraordinária virtual com grande participação da categoria.

A assembleia foi motivada pela situação da greve nacional na Ebserh que tinha previsão de começar no Rio Grande do Sul no dia 06 de maio, em repúdio às propostas apresentadas pelo governo na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2025 que são um assédio econômico à categoria.

No entanto, diante da grave situação de emergência climática e sanitária que a população gaúcha enfrenta, a categoria, que reconhece e reafirma a importância dos serviços de educação, saúde pública e cuidados prestados pelos trabalhadores da Ebserh, tomou as seguintes decisões:

a) Suspender provisoriamente o início da greve;
b) manter e intensificar a mobilização e as ações de solidariedade a quem mais precisa.
c) realizar nova assembleia para avaliar a situação climática e sanitária e definir os próximos passos, no dia 10 de maio, em horário a ser divulgado no site e redes sociais dos sindicato.

Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do Rio Grande do Sul