Sindiserf/RS reafirma compromisso na defesa dos aposentados e pensionistas

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) reafirma seu compromisso na defesa das servidoras aposentadas, os servidores aposentados e pensionistas. O Sindicato reforça e intensifica a luta pela valorização desses que são milhares de servidores e empregados públicos que dedicaram suas vidas a conduzir políticas públicas e atender o Estado e o povo brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento país, que seguem pagando seus impostos e votando.

‌Ainda em dezembro de 2023, após o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentar uma proposta de reajuste apenas em benefícios, na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), o Sindiserf/RS já havia repudiado contundentemente qualquer proposta que deixasse os aposentados e pensionistas. Posição também defendida pela Condsef/Fenadsef, que em todas as contrapropostas enviadas aos MGI reivindicava que os acordos incluíssem todos os servidores, ativos, aposentados e pensionistas.

‌O cenário composto por uma maioria de aposentados e pensionistas é o retrato atual do Executivo Federal brasileiro e representa o desmonte e descaso com que o setor público foi tratado nos últimos anos. Justamente por isso, é lamentável que o governo apresente propostas que dividem a categoria, colocando aposentados contra servidores da ativa. Porém, era inviável abrir mão do reajuste nos benefícios para os trabalhadores que estão na ativa.

‌Mais uma vez, o Sindiserf/RS reforça seu compromisso com os aposentados e pensionistas e se compromete a lutar para que todos os acordos de reestruturação das carreiras, debatidos, nas mesas específicas, incluam TODOS os servidores, aposentados, pensionistas e da ativa.

‌O Sindicato reafirma também a luta contra o aumento das mensalidades dos planos de saúde. Um ponto importante no acordo fechado é o índice de 51% de reajuste no montante destinado ao valor do per capita da Saúde Suplementar, considerando a faixa de idade e de renda do servidor.

‌Seguimos firmes e unidos! Segregação entre ativos, aposentados e pensionistas é inaceitável! Isonomia já!

‌Direção Sindiserf/RS