Empregados da Ebserh no RS rejeitam proposta e aprovam indicativo de greve

As empregadas e empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Rio Grande do Sul rejeitaram, por unanimidade, a proposta de 2,15% para as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025, apresentada pela Empresa, e aprovaram indicativo de greve, a partir da próxima segunda-feira (6). “Estamos em luta e com comitês de mobilização em todos os hospitais contra essa proposta que é assédio econômico”, afirma o delegado regional do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Júlio César Araújo das Neves.

No começo da tarde desta segunda-feira (29) aconteceu a última assembleia no estado, com os empregados do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), reunidos no auditório Gulerpe. A agenda iniciou na quinta-feira (25), com os trabalhadores do Hospital Escola da UFPel que se reuniram em dois momentos, no auditório do HE-UFPel. E na sexta-feira (26), foi a vez dos empregados do HU-FURG, que realizaram a assembleia no auditório da Área Acadêmica.

Júlio acompanhou as três assembleias e destacou a união dos trabalhadores. “Amanhã, dia 30, teremos uma devolutiva com a empresa, inclusive apresentando uma contraproposta das entidades sindicais e caso a Ebserh não apresente um índice digno, vamos iniciar nossa paralisação a partir do dia 6”, garante ele.

O índice de 2,15% foi apresentado no último dia 18, na ocasião também foram negadas outras reivindicações apresentadas à empresa e que haviam sido debatidas nas mesas de negociação. A Ebserh havia informado que apresentaria uma proposta de índice de 14,07%.

Fotos: Divulgação