Servidores da área ambiental no RS rejeitam proposta do governo

postado em: Notícias | 0

As servidoras e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no RS rejeitaram, por unanimidade, a proposta do governo durante assembleia realizada nesta terça-feira (16). A atividade híbrida e conjunta foi chamada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) e a Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA (Asibama). A proposta de Carreira Ambiental avaliada foi apresentada no dia último dia 5, em reunião da mesa específica do setor no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Coordenando a assembleia, o secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindicato, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos, disse que a proposta ainda está longe do pleito dos servidores, que tem como um dos eixos a equiparação salarial com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). “Ainda há discriminação na proposta apresentada. Mas agora, depois de três meses parece que estamos começando a negociar”, disse o servidor que também é presidente da Asibama no RS.

 

 

Ao longo da atividade, os servidores manifestaram o descontentamento da categoria com a morosidade da negociação e a conteúdo da proposta do governo, pois não diminui a disparidade entre as carreiras. Formas de intensificar a mobilização e a pressão foram debatidas pelos participantes que lutam por reconhecimento e valorização para fazer valer a legislação ambiental brasileira.

O secretário-geral adjunto do Sindicato e servidor aposentado do Ibama, José Mário Amaral Virué, manifestou a sua preocupação com o andamento da negociação, tanto setorial como a geral. “E isso é responsabilidade do próprio governo que tranca a negociação. Temos que continuar a luta para forçar o governo a negociar. Pois até agora, ao menos na área ambiental, foi só um engodo. Infelizmente, não vejo perspectiva de este ano termos qualquer reajuste para o conjunto dos servidores”, lamentou ele.

A secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, falou da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) e convocou os servidores a participarem da assembleia virtual do Sindicato, às 9h30 de amanhã. “Todo mundo é atingido pelo debate geral. E um dos compromissos sinalizados pelo governo é avançar nas mesas setoriais existentes, como a da área ambiental”, reforçou a dirigente.

 

Fonte: Sindiserf/RS

Foto: Reprodução