Em campanha salarial, Sindiserf/RS convoca a categoria para assembleia geral nesta quarta, dia 17

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) convoca a categoria para a assembleia geral nesta quarta-feira (17), às 9h30, virtual através do zoom. O link para participação está disponível no site e nas redes sociais da entidade. A pauta é referente a campanha salarial, com avaliação da proposta do governo e da contraproposta da Condsef/Fenadsef.

A proposta que está sendo remetida nas assembleias, em todo o Brasil, foi apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na 8ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que aconteceu na quarta-feira (10).

Na proposta feita pelo governo, o valor do auxílio-alimentação passaria dos atuais R$ 658,00 para R$ 1.000,00. Ainda por essa proposta, o auxílio-saúde sairia dos atuais R$ 144,00 para R$ 215,00 em média, considerando a contrapartida paga pelo governo. Vale lembrar que a Geap aumentou em 8% o valor dos planos para servidores acima de 59 anos. Já o auxílio-creche sairia de R$ 321,00 para R$ 484,90. O Executivo tem os valores mais defasados nos auxílios alimentação, creche e saúde.

Nessa nova proposta, o governo também deixa de lado os índices de 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026 e se compromete a instalar as mesas temporárias e específicas que ainda estão pendentes até julho deste ano. Uma cláusula que inibiria movimentos grevistas e de mobilização foi questionada pela bancada sindical e terminou sendo retirada.

Confira a íntegra da proposta apresentada pelo MGI aqui.

Confira a contraproposta da Condsef/Fenadsef aqui.

A direção do Sindiserf/RS destaca que é muito importante a participação de todas e todos.

Fonte: Sindiserf/RS com informações da Condsef/Fenadsef

Arte: Sérgio Trentini