Servidores do RS se mobilizam por reajuste em Dia Nacional de Luta

“Precisamos lutar para garantir que não tenhamos reajuste de 0% em 2024”, afirmou a secretária-geral do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Eleandra Raquel da Silva Koch, nesta quarta-feira (3), Dia Nacional de Luta das servidoras e servidores públicos federais. O objetivo da mobilização é garantir um reajuste salarial digno, valorização das carreiras e pressionar o governo federal para que antecipe a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), sinalizada para junho.

O Sindiserf/RS realizou atividades de mobilização com a categoria nas delegacias do interior, Pelotas e Santa Maria. Em Porto Alegre, os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio) realizaram os atos na parte da manhã. Já os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encerraram o dia de luta no turno da tarde.

Nos encontros, os dirigentes sindicais explicaram o andamento da negociação. “Precisamos ter em mente que além da luta pela reestruturação das nossas carreiras nas mesas específicas, temos que lutar pelo fortalecimento do Serviço Público e das carreiras gerais”, destacou Eleandra. “Se não fosse a mesa geral, não teríamos o 9% de reajuste emergencial”, exemplificou.

A dirigente contou que a própria ministra de Gestão e da Inovação (MGI), Esther Dweck, já declarou que o aumento da arrecadação se deu, entre outros aspectos, por conta do aumento do salário mínimo e do reajuste emergencial dos servidores. “Por isso, precisamos lutar e pressionar porque dinheiro tem. Temos que garantir o reajuste esse ano, pois os avanços nas mesas setoriais e específicas das carreiras não ocorrerá em 2024, ficará para 2025”, disse.

A data foi chamada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Condsef/Fenadsef faz parte. Na última reunião da Mesa, o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) reafirmou a proposta do governo de reajuste 0% para 2024.

A Condsef/Fenadsef também fará ações entre os dias 16 e 18 de abril com realização de audiência pública na Câmara dos Deputados e pressão para que o MGI atenda a categoria neste período.

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)