Servidores do Incra e do MDA intensificam mobilização e pressão ao governo

postado em: Notícias | 0

Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) seguem pressionando o governo com uma mobilização nacional. Na manhã desta segunda-feira (25), os trabalhadores da sede em Porto Alegrem se mobilizaram pela reestruturação das carreiras, reposição das perdas inflacionárias, fortalecimento do Incra e MDA e promoção de políticas públicas.

 

 

A secretária-geral do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Eleandra Raquel da Silva Koch, relatou como foi a reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que aconteceu no dia 14 de março.

“Há dificuldades de criar novas carreiras no Incra e de acordo com o governo são 20 níveis que estão consolidados e que qualquer proposta deve considerar isso”, disse a dirigente que é servidora do Instituto. Na opinião dela, o caminho mais viável é a equiparação do nível superior com o Ibama e equalizar o nível intermediário. “Vamos continuar tensionando”, disse Eleandra.

 

 

Após a negociação com o governo, a Condsef/Fenadsef realizou uma reunião com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e está trabalhando nas tabelas. Aconteceu, ainda, uma agenda com direção do Incra que aprovou a liberação de quatro servidores para colaborarem na  construção dessas tabelas.

 

 

O secretário adjunto de Formação do Sindicato Walter Morales Aragão enfatizou a boa arrecadação do governo federal, que em janeiro deste ano teve alta real de 6,67%. “O ideal seria antecipar a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) para abril, tentar tocar o reajuste geral e, em paralelo lutar pela reestruturação das nossas carreiras”,

Os trabalhadores também debateram novas formas de mobilização e pressão. Representantes do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) participaram do ato.

A próxima reunião com o MGI está prevista para o dia 15 abril.

 

 

 

Fonte: Sindiserf/RS

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)