A negociação entre o governo e os trabalhadores do serviço público se arrasta desde julho do ano passado, quando ocorreu o primeiro encontro da MNNP. De lá para cá, pouco se avançou. O governo segue sem apresentar uma resposta concreta à reivindicação das entidades representativas de reajuste salarial ainda em 2024. Tampouco, soluções para a revogar as medidas autoritárias do governo Bolsonaro. Por isso, reunimos 4 informações centrais sobre a Campanha Salarial 2024.
1. Reajuste salarial
2. Reajuste dos benefícios
3. Revogaço
Apesar da sinalização positiva inicial do governo, não houve avanço sobre o “revogaço” das medidas do governo Bolsonaro que atacam os serviços públicos, servidoras e servidores.
4. Últimas notícias
Na última reunião da MNNP no último dia 28, José Lopez Feijoó, secretário de Relações de Trabalho, informou que o MGI estuda a possibilidade de antecipar o reajuste salarial para 2024, condicionado à excedentes na arrecadação da União. Já o reajuste dos auxílios seria concedido em maio deste ano.
O Fonasefe entende que os servidores e servidoras não possuem condições de acumular mais um ano de congelamento salarial e por isso não aceitaremos 0% de reajuste em 2024.
Além disso, reforçamos que atrelar o reajuste salarial às condições econômicas positivas, a partir de lógicas mercadológicas, é um descaso com os trabalhadores e usuários dos serviços públicos.
3 de Abril: Dia Nacional de Luta
O Fonasefe reforça a necessidade de intensificar as lutas frente a tamanho desrespeito do governo como os seus servidores e servidoras e o nosso apoio às categorias que já se encontram em estado de greve! Convocamos as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, no dia 3 de abril.
A potência do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação do Serviço Público Federal será um importante recado para o governo e determinante para a vitória da nossa categoria. 0 % é desrespeito!
Convocamos todas as servidoras e servidores a permanecerem em estágio de mobilização, participando das atividades locais, de greve e das assembleias de suas categorias rumo à intensificação de nossas lutas!
Reforçamos a necessidade de intensificar as lutas frente a tamanho desrespeito do governo com os servidores e servidoras e o nosso apoio às categorias que já estão em estado de greve!
Vamos à luta!
Fonte: Fonasefe
Foto: Cristiano Porfírio/Sindsep-DF