Servidores do Incra e do MDA no RS se mobilizam em Dia Nacional de Luta

Na manhã desta segunda-feira (19), os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizaram uma manifestação na sede dos órgãos, em Porto Alegre. Reivindicando reestruturação das carreiras, reposição das perdas inflacionárias, fortalecimento do Incra e MDA e promoção de políticas públicas, a mobilização ocorreu em diversos estados do Brasil, num Dia Nacional de Luta. A atividade foi realizada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) e Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA).

“Seguimos na luta em defesa do fortalecimento do Incra e da valorização do Serviço Público”, garante a secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, que é servidora do Incra. No dia 14 de março, haverá uma nova rodada de negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e de acordo com ela, a luta é para que o governo apresente uma proposta de reestruturação e valorização das carreiras. “Lamentavelmente, é a carreira de menor salário no Enem dos concursos.”

“Esperamos que a direção do Incra e o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, compareçam na reunião e que reafirmem que para fortalecer o Incra e a Reforma Agrária é necessário, e urgente, valorizar as servidoras e servidores”, afirma.

Servidores da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o superintendente do Incra no RS, Nelson Graselli e o deputado federal, Dionilso Marcon (PT) participaram da mobilização.  O deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) também fez uma saudação aos servidores. Além do Sindiserf/RS, a Condsef/Fenadsef e a Associação dos Servidores do Incra (ASSINCRA) chamaram a atividade.