Nota de repúdio à proposta de reajuste zero para os servidores

Sindiserf/RS é contrário a qualquer proposta que não inclua os aposentados e pensionistas. Reajuste já!

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) se manifesta contrário a qualquer política e proposta de reajuste que não inclua as servidoras aposentadas, os servidores aposentados e pensionistas. Eles são milhares de servidores e empregados públicos que dedicaram suas vidas a conduzir políticas públicas e atender o Estado e o povo brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento país, que seguem pagando seus impostos e votando.

Além disso, a proposta apresentada na sexta reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizada no dia 18 de dezembro, frustrou a expectativa dos servidores que aguardavam uma proposta concreta de reajuste. Ao propor reajuste apenas em benefícios a partir de maio de 2024, fica evidente o descaso do governo todos os servidores, aposentados e da ativa.

Ressaltamos ainda, que o cenário composto por uma maioria de aposentados e pensionistas é o retrato atual do Executivo Federal brasileiro. Representa o desmonte e descaso com que o setor público foi tratado nos últimos anos. E os próximos anos tendem a ampliar esse cenário já que milhares de servidores vão atingir tempo para se aposentar. Muitos, inclusive, optam por continuar no setor público recebendo o chamado abono permanência e os benefícios, uma forma de manter servidores experientes, que já podem se aposentar, ainda em atividade.

O Sindiserf/RS entende que a proposta apresentada divide a categoria, colocando aposentados contra servidores da ativa. Segregação entre ativos, aposentados e pensionistas é inaceitável! Isonomia já!

Direção Sindiserf/RS