Delegação do Sindiserf/RS marca presença no XIV CONCONDSEF e o V CONFENADSEF

As delegadas e os delegados do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) estão em Brasília, desde a manhã de ontem (14) para o XIV Congresso da Condsef (CONCONDSEF) e o V Congresso da Fenadsef (CONFENADSEF), que acontece até o dia (17). Com o tema “Fortalecer a organização sindical para reconquistar direitos e reconstruir os serviços públicos”, o evento centenas de delegados de todo o Brasil.

Esta é a maior instância deliberativa da Condsef/Fenadsef que representa 80% do conjunto do funcionalismo. O congresso de modo presencial é o primeiro após a pandemia. A programação conta com debates que vão envolver a conjuntura nacional e devem traçar um plano de lutas e pauta de reivindicações dos servidores e empregados públicos da base da Condsef/Fenadsef. Além disso, os delegados também irão eleger a nova diretoria da entidade.

A secretária de Comunicação do Sindiserf/RS e secretária de Formação adjunta da Condsef/Fenadsef, Rosemary Manozzo garante que o Congresso acontece em um momento estratégico. O objetivo de fortalecer os sindicatos para reconstruir direitos e os serviços públicos evidência a importância desse debate. “Os congressos servem para organizar a luta em defesa de nossas reivindicações. Por isso, temos que defender sindicatos fortes e atuantes “, afirmou Rosemary.

O secretário de Saúde do Trabalhador em exercício do Sindicato, Jaques Boeno, participa do seu segundo Congresso da Condsef, e de acordo com ele, está nítida a diferença entre o papel dos trabalhadores da Ebserh no anterior e agora neste. “O Congresso escolhe a direção da Confederação para quatro anos, e dessa vez, os empregados da Ebserh estão participando ativamente desse processo, buscando garantir espaço de representantes na executiva e direção nacional”, diz Jaques, que acrescenta que “o momento é de grande aprendizagem e de formação política.”

Participando do evento pela primeira vez, o servidor da Conab/RS, Antônio Alberto Matheus dos Santos Neto acredita que esta é uma oportunidade de aprendizado. “No cenário de muitas observações e descobertas, os debates emergem como uma ferramenta que transforma expectativas individuais em ações coletivas. Será no diálogo aberto e na diversidade de opiniões que encontraremos o caminho para fortalecer nossas demandas e enfrentar desafios comuns”, disse. Ele acredita que este Congresso seja o ponto de partida para uma jornada de construção conjunta pela força do debate. “E que possamos achar um caminho que nos conecte às novas gerações, pouco representadas aqui, para que as lutas daqueles que nos antecederam se mantenham vivas”, defende.

Solenidade de abertura

A cerimônia de abertura ocorreu no final da tarde desta quinta-feira e reuniu representantes de diversas entidades como o Fonasefe, CUT, Dieese, entre outras.

Iniciando as manifestações da abertura, a secretária de Administração da Condsef/Fenadsef, Jussara Griffo destacou que a unidade da classe trabalhadora é fundamental para garantir avanços na democracia brasileira. Ela também falou da atuação de mulheres e homens na condução da Condsef/Fenadsef. “Lutamos por políticas públicas para a sociedade e temos grandes desafios, não derrotamos o fascismo. Vamos reconstruir tudo que foi destruído em termos de política pública, esse é o nosso maior desafio”, acredita ela.

Ao encerrar a cerimônia, o secretário-geral da Confederação, Sérgio Ronaldo da Silva, enfatizou a necessidade da organização dos servidores e empregados públicos e cobrou o governo federal, que ainda não aplicou o revogaço das atrocidades do desgoverno anterior. O dirigente também abordou os desafios da pandemia e lembrou as milhares de vítimas da covid-19, que só não foi maior por conta do serviço público.

“Vamos continuar na resistência, elogiando os avanços e cobrando as nossas demandas. Por isso o debate que está em curso é sobre fazer o governo compreenda que no serviço público não pode ter categoria A ou B, não pode ser seletivo. E a nossa expectativa aqui nestes congressos é que os delegados apontem saídas para a sociedade brasileira e seus servidores públicos. Sapiência para todos nós”, declarou ele ao abrir o evento.

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)