Ato em Porto Alegre celebra Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino

Em uma demonstração de unidade e apoio, o Comitê Palestina Livre RS liderou, nesta quarta-feira (29), um ato em defesa do povo palestino, em frente a prefeitura de Porto Alegre, reunindo mais de 50 entidades, entre centrais sindicais, sindicatos, partidos de esquerda, movimentos sociais e estudantis.

O Comitê Palestina Livre RS, oficialmente lançado em 21 de novembro, tem se destacado como uma voz coletiva na busca por justiça e paz na região.

A manifestação foi marcada para lembrar o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, estabelecido pela ONU para lembrar o aniversário da Resolução 181 da Assembleia Geral, ocorrida em 29 de novembro de 1947. Essa resolução aprovou, sem consulta aos habitantes locais, o Plano de Partição da Palestina, um marco histórico que moldou o destino da região.

WhatsApp Image 2023-11-29 at 23.56.39

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, acompanhou o ato e denunciou os reféns palestinos mantidos por Israel, e os países que se silenciam diante do genocídio que acontece na Faixa de Gaza.

“Nós estamos aqui para selar ese compromisso, de nos mantermos organizamos, em luta e seguir com a mobilização, até que esse genocídio pare e que povo palestino tenha o direito há um estado legitimo e soberano” defendeu Amarildo.

WhatsApp Image 2023-11-30 at 16.30.08

Os manifestantes percorreram o centro da capital gaúcha, expressando sua solidariedade e exigindo uma ação internacional urgente para pôr fim ao conflito. Durante o percurso, discursos ressaltaram a importância de abordar as causas profundas do conflito e buscar soluções duradouras para garantir a paz e os direitos humanos na Palestina.

dasdasdasdas

Mais de 6 mil crianças mortas

Os números alarmantes dos últimos 50 dias de ataques à Palestina foram destacados pelos participantes, incluindo quase 13 mil vidas perdidas e mais de 4.500 desaparecidos.

Entre as vítimas, cerca de 6 mil eram crianças e 3 mil mulheres. Estes dados trágicos demonstram a urgência de ações efetivas e a solidificação do apoio internacional para lidar com a crise humanitária que assola a região.

ddasdasdsadasdas

O ato, marcado pela diversidade de participantes e pelo engajamento de diferentes setores da sociedade, reflete a crescente mobilização global em prol da paz na Palestina.

A expectativa é que o Comitê Palestina Livre RS continue desempenhando um papel ativo na promoção do diálogo e na sensibilização sobre a situação crítica enfrentada pelo povo palestino.

Fonte: Sul21 e CUT-RS

Fotos: Joana Berwanger/CPERS