Com coquetel, Sindiserf/RS celebra 35 anos de defesa do Serviço Público

No final da tarde desta quarta-feira (29), dirigentes e trabalhadores do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindiserf/RS) comemoraram os 35 anos da entidade com um coquetel. A atividade aconteceu na sede do Sindicato e contou com a presença de representantes de diversas entidades parceiras.

“Muitos dos que estão aqui, fazem parte da trajetória do Sindicato e outros dão suporte para fazermos as nossas lutas”, disse a secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, ao abrir a comemoração. Ela é a primeira mulher à frente da entidade e agradeceu as diversas lideranças que estavam presentes por terem contribuído com essa história. “Vida longa ao Sindiserf/RS”, declarou.

O secretário-geral adjunto do Sindicato, José Mário Amaral Virué afirmou que “só tem a agradecer”, ao contar como se deu a fundação do Sindicato. “Foi um movimento muito importante e não podemos deixar de citar o companheiro Cláudio Piovesano, grande mentor do Sindiserf/RS, que visitou todas as associações para fundar o Sindicato e o então deputado estadual, Amauri Muller (PDT), que muito ajudou os servidores públicos”, relatou ele que concluiu com “viva a nossa entidade sindical, Sindiserf/RS.”

Pioneiro, o Sindiserf/RS foi um dos primeiros sindicatos do estado a criar, em 2005, um Coletivo de Negras e Negros do Sindiserf/RS (Conesindiserf/RS), a partir da deliberação do VIII Congresso da Condsef. “Temos muito orgulho dessa construção e reativamos o Conesindiserf a partir do último Congresso, em junho. Neste tempo já participamos e construímos o calendário do Novembro Antirracista Unificado”, disse o Secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos. Ele concluiu afirmando que “somos a força desse Sindicato, a direção e seus filiados.”

Um vídeo comemorativo foi lançado e exibido durante a solenidade. Confira aqui. O filme reúne depoimentos de diretoras e diretores que resgatam a história da entidade e ressaltam a importância do Sindicato na defesa da categoria e do Serviço Público, nas últimas décadas.  Uma homenagem as trabalhadoras, trabalhadores e assessorias do Sindicato foi realizada, com a colocação de uma placa no auditório.

Por fim, o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, lembrou momentos de lutas e resistências dos últimos anos e até mesmo na pandemia, “quando vimos um genocídio acontecer”. “A luta é local e do nosso tempo, de todos que nunca desistiram das causas. E reconstruir o estado brasileiro com servidores, para que o Brasil se desenvolver a partir desse instrumento é uma das causas mais importantes”, declarou ele.

“São 35 anos de história, mas não nos cabe falar só do ontem ou projetar o amanhã. Temos que enaltecer esse presente que vivemos com luta e coletividade”, afirmou Amarildo.

Fundado em 29 de novembro de 1988, o Sindicato de base estadual representa servidores e empregados públicos federais lotados em diversos órgãos e empresas públicas. Filiado à CUT e à Condsef/Fenadsef, a entidade se destaca pela defesa constante da categoria e de um serviço público gratuito e de qualidade, além de lutar pelo fortalecimento da democracia e de uma sociedade justa.

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)