Nesta quarta acontece novo dia nacional de luta dos servidores federais

Em mais uma jornada de mobilização para garantir um reajuste salarial digno, as servidoras e os servidores públicos federais promovem, nesta quarta-feira (8), o Dia Nacional de Luta. No RS, os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) estarão mobilizados junto com a categoria nos órgãos da capital e nas delegacias no interior.

Em Porto Alegre, a mobilização inicia com os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),  Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), às 9h.  Após, às 10h30, a atividade acontece na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio). Na parte da tarde, às 14h30, a agenda é no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No interior, haverá mobilização na delegacia do Sindiserf/RS em Santa Maria, localizada na Av. Rio Branco 601, sala B do Edifício Mascarenhas de Moraes, no Centro do município, às 14h.

Para a secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, o dia 8 é mais uma data importante para a categoria. “Dia nacional de luta e mobilização em defesa do Serviço Público e de nossas carreiras. Estamos em luta para garantir que os servidores e servidoras estejam no Orçamento de 2024”, garante ela.

Além da luta pela inclusão da categoria na LOA 2024, o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32 e a defesa dos Serviços Públicos também estão na pauta das mobilizações. “No centro de nossa luta está a derrota da PEC 32, que não é uma reforma,  é a destruição do Serviço Público”, afirma Eleandra.

Em todo o Brasil, as atividades vão ocorrer nos dias 7 e 8, na quarta também será realizado o 2º Ato Nacional da Campanha Salarial 2024, unificado com os demais setores do funcionalismo federal. O primeiro, que aconteceu no início de outubro, apenas começou uma mobilização que precisa se intensificar.

Arte: D3