Sindiserf/RS marca presença em plenária nacional dos servidores federais

Diretoras e diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf/RS) participaram da plenária nacional das servidoras e dos servidores federais realizada no sábado (7), em Brasília. A atividade analisou os atos e mobilização nos estados e os servidores promoveram debates sobre os próximos passos da mobilização do setor.

De acordo com a secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, a avaliação foi de que a semana de mobilização foi positiva, especialmente, as atividades realizadas em 3 de outubro, Dia Nacional de Mobilização em defesa do serviço público. “Seguiremos em luta contra a PEC 32, da reforma administrativa, que destrói o serviço público e em defesa de nossas carreiras”, garante ela.

A luta da categoria é para que o governo envie para o Congresso uma alteração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), garantido que os servidores federais estejam no orçamento de 2024. “Contudo, só arrancaremos isso com mobilização e luta. Em 7 de novembro faremos mais um Dia Nacional de Mobilização em Brasília e nos estados. Exigimos que as negociações sejam prosseguidas imediatamente”, declara Eleandra.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindiserf/RS, Marcos Gladimir Lima Lacerda destacou que o ponto principal é a falta de uma apresentação de uma proposta consolidada por parte do governo, onde seja informado um índice. “Também foi falado da inércia governamental em fazer o ‘revogaço’, pois há algumas legislações infra legais que seriam fáceis de revogar, já que se trata de Instrução Normativa, Portarias e Decretos que não necessitaria de passar pelo Congresso Nacional”, disse.

Para ele, a boa notícia é que, a pedido das entidades, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, encaminhou para a comissão da Proposta de Lei e Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2024, o pedido de retirar travas sobre reajustes para benefícios. “A equiparação dos valores dos benefícios entre os Três Poderes é uma das principais demandas da Campanha Salarial 2024, porém todas as representações foram enfáticas que somente essa medida é insuficiente para reposição salarial, além do mais não contempla os aposentados. As entidades não querem mesas de enrolação e sim querem negociar uma proposta que seja digna a ser apresentada aos servidores públicos e que mesmas estão dispostas a negociar”, finalizou Marcos.

A plenária foi transmitida pelo You Tube e pode ser conferida aqui.

O secretário de Administração e Patrimônio, Marcolino de Oliveira e a adjunta da pasta, Vivian Petit também participaram da atividade.