5º Congresso Estadual do Sindiserf/RS encerra intensificando a defesa do serviço público

O 5º Congresso Estadual do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) encerrou neste domingo (25) com a aprovação do plano de lutas, moções e resoluções. Com o tema “Luta e organização sindical para defender o Serviço Público e reconstruir o Brasil”, desde sexta-feira (23), 52 delegadas e delegados de 17 órgãos e 19 cidades gaúchas, reunidos na Pousada São Lourenço (dos Capuchinhos) em Porto Alegre, se debruçaram para fortalecer o Sindicato e o serviço público.

“Para reconstruir o Brasil é necessário defender o serviço público”, enfatizou a secretária geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, no encerramento da atividade. A dirigente parabenizou todos que se dedicaram para a realização desse importante debate. “É luta que segue, temos muitas tarefas pela frente e nosso foco é garantir a nossa presença no orçamento de 2024”, finalizou ela.

O secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, afirmou que o “dia de hoje finaliza com a efetivação das discussões de políticas públicas e da democracia.” Para ele, a expectativa é que o debate contribua neste processo. “Temos que garantir que o país nunca mais volte a ver cenas como aquelas do dia 8 de janeiro”, disse Sergio Ronaldo que informou que em dezembro irá acontecer o 14º Congresso Nacional da Condsef/Fenadsef, em Brasília.

O secretário de Administração e Patrimônio do Sindiserf/RS, Marcolino Antunes de Oliveira agradeceu a presença de todos os delegados e ressaltou o trabalho dos envolvidos na realização do Congresso. “Estamos todos muito felizes”, garantiu.

Após, o secretário geral adjunto do Sindicato, José Mário Amaral Viruê, afirmou que é muito gratificante reencontrar as servidoras e servidores com vontade de lutar. “Parabéns a todos os congressistas do Sindiserf/RS”, declarou.

Emoção na defesa de pautas prioritárias

Para além da importância política, por nortearem as ações do Sindicato no próximo período, a defesa das moções e resoluções foi um momento marcado por muita emoção dos servidores e empregados públicos presentes no Congresso.

Moções referentes a reforma agrária, Funasa, direitos dos aposentados e pensionistas, marco temporal, vida e das mulheres trabalhadoras, combate ao racismo e direitos da população negra, direitos dos/as trabalhadores/as Ebserh, igualdade e direito da livre orientação sexual foram aprovadas. Já as resoluções versam, principalmente, sobre a conjuntura, campanha salarial 2023/2024 e organização sindical. Em breve, as moções e resoluções serão disponibilizadas no site do Sindiserf/RS.

Um dos pontos altos do Congresso foi a realização da reunião Pró-Coletivo de Mulheres e a reativação do Coletivo Negro do Sindiserf/RS (Conesindi), que ocorreram na sexta.

Solidariedade – durante o evento foram arrecadados alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza para doação às vítimas do ciclone do último dia 16.

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)