Sindiserf/RS lembra a última turma de sucanzeiros que ingressou no órgão há 40 anos

Ontem (16), a última turma que ingressou na Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) completou 40 anos e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) salienta a importância desses servidores no combate e controle de endemias, como a dengue e a malária, e o Triatoma Infestam, mais conhecido aqui no RS como Barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

De acordo com o secretário de Relações Intersindicais e Parlamentares do Sindiserf/RS, Marizar Mansilha de Melo, ingressaram no em 1983 os últimos agentes de saúde pública, agentes administrativo, laboratoristas, auxiliares de laboratorista, motoristas e engenheiros agrônomos da Sucam no RS.

“É muito importante lembrarmos e homenagearmos estes servidores que muitas vezes prejudicaram sua saúde em prol da sociedade”, diz Marizar se referindo ao uso dos venenos DDT (Dicloro Difenil Tricloroetano), BHC (BenzeneHexachoride), Malation, K-othrine e Cypermetrina.

Marizar é ex-sucanzeiro e cita a música “Matar para não morrer”, escrita pelo colega Adair Roberto Francisco, que conta um pouco da história desses servidores aqui no estado.

Confira aqui.

Atualmente, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 101/19, de autoria do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), tramita no Congresso e busca reparar as consequências da intoxicação, ao garantir plano de saúde aos servidores da ex-Sucam, admitidos até 31 de dezembro de 1988, e que tiveram contato com produtos tóxicos.

As consequências da intoxicação mais comum são o câncer de cabeça e a leucemia, além disso, a maioria dos trabalhadores não era submetida a exames regulares e até hoje continuam desassistidos em questão de saúde e temendo uma morte precoce. “A PEC 101 é muito importante e necessária, pois busca reparar um dano histórico”, afirma Marizar.

Criada em 1970, a Sucam é o resultado da fusão do Departamento Nacional de Endemias Rurais (DENERu), da Campanha de Erradicação da Malária (CEM) e da Campanha de Erradicação da Varíola (CEV). Em 1991, a Sucam foi extinta.

Fotos: Acervo pessoal