“Essa rodada marcou um novo momento das negociações da Ebserh”, avalia a secretário de Saúde do Trabalhador do Sindicato

Diferente dos últimos anos, os empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) concluíram a terceira rodada de negociações com direção da Ebserh para debater o ACT 2023/2024 na última quinta-feira (4), em Brasília, num clima de esperança. O secretário de Saúde do Trabalhador em exercício do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Jaques Boeno, que integra a mesa, salientou que “essa rodada marcou um novo momento das negociações da Ebserh”, afirmando que após anos de desrespeito o clima é de esperança e ânimo entre os trabalhadores.

De acordo com ele, a reunião contou com a presença de cargos diretivos da Empresa e diferente de outras ocasiões, não houve desrespeito. “Vivíamos um cabo de guerra, com lados opostos, onde a gestão da Empresa deixava evidente que só queria tirar direitos, barganhava e fazia movimentos para dividir a categoria”, recordou Jaques.

Para ele, a Empresa não se colocava para ouvir os trabalhadores e dessa vez, não. “Há uma preocupação da Ebserh em buscar contemplar todas as questões que impactam na vida do trabalhador.”

Jaques falando com os empregados da Ebserh na greve de 2022

“O discurso que ouvimos dos gestores foi de esperança e de reconhecer a Ebserh e seus empregados, como uma ferramenta de ensino e de assistência que impacta a vida dos brasileiros”, contou ao frisar que os representantes da Empresa falaram que o “tempo de assédio moral dentro da Ebserh acabou.”

Na última reunião, a Sest apresentou uma proposta com índice de 3,82% no salário base da categoria, além de 4,65% no auxílio-alimentação e 3,82% nos demais benefícios. Os índices foram considerados bem aquém do esperado e devem voltar a ser objeto de discussão. Em contrapartida, a empresa deu várias sinalizações positivas referentes às cláusulas sociais, acatando propostas apresentadas pelos empregados.

Jaques enfatizou que o índice oferecido está aquém, mas que isso pode ser revertido na luta e com mobilização. “Vamos batalhar por isso e um ponto positivo é que a Empresa já cumpriu o combinado na mesa de negociação, de ter liberado a possibilidade dos trabalhadores da Ebserh gozarem seus dois dias de abono”, disse.

“Somos todos Ebserh e devemos trabalhar para prestar um serviço de qualidade”, encerrou Jaques que é empregado da Empresa no Hospital Escola da UFPEL, em Pelotas.

A categoria, que tem data base em 1º de março, já está há mais sessenta dias com o atual ACT em atraso.  A próxima rodada de negociações está prevista para o próximo dia 18.

Fonte: Sindiserf/RS com informações da Condsef/Fenadsef

Fotos: Divulgação UFPEL e Renata Machado (Sindiserf/RS)