Em reunião com empregados da Conab, Sindiserf/RS elege delegados para o V Congresso

ACT 2023/2024 e FGTS foram outros assuntos tratados no encontro

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) se reuniu com os empregados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na manhã desta quinta-feira (20), na sede da Companhia em Porto Alegre. Na reunião, os participantes elegeram o diretor de base, o delegado para o V Congresso Estadual do Sindiserf/RS e debateram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024.

Na última terça-feira (18), em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST), os ACTs 2019/2021 e 2021/2023 da Conab foram homologados. A expectativa é que nas próximas semanas aconteça uma reunião com representantes dos empregados e da Companhia para dar início aos debates do Acordo 2023/2024. Segundo relatos dos empregados, após quatro anos de descaso, o clima na Conab está propício a bons debates e construção de melhores condições para os empregados.

A secretária geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch lembrou o processo de discussão e mobilização que garantiu que logo nos primeiros meses de 2023, os ACTs fossem aprovados. “Sabemos que temos a questão do Serviço de Assistência à Saúde (SAS) para ser debatida. Mas ficou evidente a importância da união e da mobilização dos empregados que devem seguir na negociação de 2023/2024”, afirmou.

Já o secretário geral adjunto do Sindiserf/RS, José Mário Amaral Virué, enfatizou a importância de todos fortalecerem as entidades representativas dos servidores e empregados públicos. “Foram muitos anos de luta para garantir um acordo que só foi possível com unidade dos trabalhadores e das entidades”, disse.

Representação: Antônio Matheus foi eleito diretor de base. Braulio Mucellin foi escolhido como suplente.  Ambos foram eleitos como delegados ao V Congresso Estadual, que ocorre em junho.

FGTS: o assessor jurídico do Sindicato, Marcelo Garcia da Cunha acompanhou a reunião e esclareceu dúvidas sobre o julgamento que visa revisar a taxa de correção do FGTS, que inicia hoje no Supremo Tribunal Federal (STF).

“No Rio Grande do Sul, a CUT e outras inúmeras entidades representativas dos trabalhadores ajuizaram ação civil pública com o objetivo de beneficiar os trabalhadores de todo o Estado. Porém, se a decisão for favorável, a tendência é que cada trabalhador tenha que entrar com uma ação individual”, explicou.

O secretário de Administração e Patrimônio, Marcolino de Oliveira; o secretário de Relações Intersindicais e Parlamentares, Marizar Mansilha de Melo e o adjunto da pasta de Filiação e Política Sindical, Jorge Ildo da Motta, que é empregado da Conab, também participaram da reunião. A superintendente da Companhia no RS, Luzia Rosalina Teixeira também esteve presente.

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)