Em Passo Fundo, servidores da Funai se manifestam em defesa dos povos indígenas e pela aprovação do PCI

Servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estão se mobilizando nesta quarta-feira (19), em defesa dos povos indígenas e da aprovação imediata do Plano de Cargo de Indigenista (PCI).  Aqui no Rio Grande do Sul, na sede da Coordenação Regional da Funai em Passo Fundo foi promovido um café da manhã comemorativo à data. Os servidores manifestaram apoio ao PCI e fixaram uma faixa na entrada do prédio.

O representante sindical e servidor da Fundação, Luiz Carlos da Silva Júnior relatou que todos durante a atividade, manifestaram apoio à aprovação do PCI, que vem sendo há anos almejado. “Colocamos a faixa na frente do prédio, para que todos tenham conhecimento das nossas lutas”, disse.

De acordo com a secretária geral do Sindicato, Eleandra Raquel da Silva Koch, as atividades defendem os povos indígenas e suas terras. “A luta pelo Plano de Cargo de Indigenista tem mais de 20 anos e avançou a partir da greve do ano passado, na luta que aconteceu após os assassinatos de Bruno Pereira Dom Phillips”, contou.

“Agora os servidores lutam para que o PCI seja aprovado imediatamente para que se tenha melhores condições de trabalho e para reconstruir a Funai, junto com os povos indígenas”, afirmou a dirigente.