Sindiserf/RS debate reajuste e elege delegados para o V Congresso em visitas e reuniões com os servidores

Servidores federais, ativos e aposentados, de Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Passo Fundo e Carazinho se reuniram com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), na última semana. O reajuste salarial e o V Congresso Estadual da entidade foram os principais assuntos dos encontros.

“Foi uma semana de reuniões e visitas, com oportunidade de conversar com os servidores sobre a luta que feita pelo reajuste de 9% e a necessidade de continuar lutando pela reposição salarial no orçamento de 2024, além das informações jurídicas”, destacou a secretária geral do Sindicato, Eleandra Raquel da Silva Koch.

Ela destacou ainda a presença dos servidores aposentados e pensionistas e a mobilização do Sindicato e da Condsef para inclui-los no reajuste de 9%. “A conquista também comtempla os aposentados e pensionistas.”

“O saldo é positivo e reforça a importância da comunicação direta com os servidores e servidoras”, avaliou a dirigente ao ressaltar a importância do processo de tirada de delegados.

O V Congresso Estadual do Sindiserf/RS será realizado nos dias 23, 24 e 25 de junho, em Porto Alegre. A convocação para a participação nas assembleias no interior é enviada para a residência dos servidores, via correio. Em breve, a agenda dos demais encontros será divulgada nos meios de comunicação do Sindicato. Em breve, também serão agendadas as assembleias nos órgãos da capital.

Funai: de acordo com Eleandra, foi muito importante a atividade na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Passo Fundo, onde recentemente foi nomeada a coordenadora  Maria Inês de Freitas, que é servidora aposentada da Fundação, filiada ao Sindicato e indígena. “Ela fez questão de participar da reunião, como fazia enquanto servidora”, contou.

“Eles lutam pela aprovação imediata do cargo de indigenista, que já inclusive já foi aprovado durante o governo Bolsonaro, após o assassinato de Bruno Pereira Dom Phillips. Além disso, é urgente os investimentos na Funai, após todo esse tempo de destruição. Aqui no RS, eles nos relataram o quanto foram impedidos de trabalhar e exercerem suas tarefas nos últimos anos”, disse Eleandra.

Na próxima quarta-feira (19), Dia do Indígena, estão programadas diversas atividades em todo o Brasil. Também será realizado um ato na sede da Funai, em Passo Fundo. As mobilizações serão em defesa dos povos indígenas e da aprovação do PCI/PC.

Representatividade:  além da delegação para o V Congresso, a reunião de Bento Gonçalves também elegeu Eugênio Domingos de Paula como delegado regional. O servidor Luiz Carlos da Silva Júnior foi eleito representante sindical por Passo Fundo e Gervásio Delaude Vargas, por Carazinho.

Fotos: Divulgação Sindiserf/RS