Resposta do Fonasefe à proposta de reajuste emergencial do governo

As entidades que compõem o Fonasefe debateram as respostas das rodadas de assembleias sobre o ofício SEI nº 12917/2023/MGI, de 14 de março de 2023, referente ao reajuste emergencial dos servidores federais, em reunião realizada na segunda-feira (20) e deliberaram:

Acordo com o item 1: “… o Governo Federal encaminha nova proposta de reajuste linear no percentual de 9,0% sobre a atual remuneração total, a vigorar a partir de 1º de maio de 2023.” E acordo com o item 2: “O valor do Auxílio Alimentação será de R$ 658,00, a partir de 1º de maio de 2023.”

Confira aqui a íntegra do documento.

O Fonasefe orientou todas as entidades que integram o Fórum a responderem individualmente à consulta feita por esse Ministério, de acordo com a deliberação de cada entidade, requerendo previamente o Termo de Acordo.

Ao responder favoravelmente ao ofício encaminhado pelo Ministério, fazemos reivindicação para que seja marcada, ainda esta semana, a reunião para tratar da assinatura do Termo de Acordo.

As entidades sabem da importância que concluir este processo de negociação emergencial tem para aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) e do Projeto de Lei (PL), ambos do executivo, que tratará da alteração LOA/2023 e do reajuste salarial, respectivamente.

As diversas categorias do Fonasefe foram convocadas para intensificar a mobilização para desenvolver ações no Congresso Nacional buscando a aprovação do PLN e do PL para garantir o reajuste dos servidores.

Fonte: Sindiserf/RS com informações do Fonasefe