Proposta de reajuste vai para assembleias. Maioria do Executivo faz plenária na sexta, 17

governo formalizou a proposta de reajuste emergencial de 9% na remuneração total, a partir de 1º de maio, a ser pago em junho, para o conjunto dos servidores públicos federais da Lei 8.112/90, ativos, aposentados e pensionistas. Além disso, está mantido acréscimo de R$200 no auxílio-alimentação da categoria bem como itens sem impactos remuneratórios como a revogação de atos administrativos prejudiciais a servidores e serviços públicos. O governo ainda se compromete a retomar as mesas setoriais de negociação com as diversas carreiras do Executivo.

A Condsef/Fenadsef, que representa 80% do conjunto dos servidores do Executivo Federal, remeteu a proposta a suas entidades filiadas. A orientação é para que até quinta-feira, 16, as entidades realizem assembleias nos estados e tragam a resposta da maioria dos servidores do Executivo para a plenária nacional que já está agendada para essa sexta, 17.

Caso os servidores aceitem a proposta, o governo deve encaminhar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei com objetivo de alterar previsão orçamentária no Anexo V, item 5.1, da Lei Orçamentária Anual. A partir dessa alteração será possível garantir a tramitação de outro Projeto de Lei que vai tratar do reajuste salarial, considerando os limites orçamentários e jurídicos.

Confira no vídeo a íntegra dos esclarecimentos feitos pelo secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva.

Fonte: Condsef/Fenadsef

Foto: Reprodução/DR