Giro Sindical aborda compromissos assumidos pelo governo Lula com o funcionalismo público

O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, participou do Giro Sindical, programa transmitido pela Rede TVT em parceria com o Dieese e o SindCT. A entrevista foi ao ar na noite desse domingo, 26, e aborda compromissos assumidos pelo governo Lula com o funcionalismo público, além das pautas prioritárias que estão em pauta na mesa de negociação permanente reinstalada no início desse mês.

A Confederação participa nessa terça-feira, 28, em conjunto com representantes do Fonasefe e Fonacate, de reunião no Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos.

Além de discutir a necessidade de ampliar o percentual apresentado pelo governo, servidores também buscam reajuste em outros benefícios como é o caso da contrapartida paga pelo governo nos planos de saúde. A mobilização e a unidade dos servidores serão fundamentais nesse processo em busca de avanços.

O secretário-geral também aborda as distorções gritantes que existem e as mais de 350 tabelas salariais diferentes que existem no Executivo Federal, o que gera grande desafio no processo negocial em curso.

Em carta conjunto assinada pelo Fonasefe e Fonacate as entidades  voltaram a reforçar que “existem limitações na LOA/2023 para conceder o reajuste imediato, porém, este limite não é R$11,2 bilhões como governo anunciou, é possível aumentar esse valor e lutaremos por isso”, diz um trecho. Confira aqui a íntegra do documento que conclui convocando a categoria a lotar as assembleias de base e permanecer com atenções voltadas para o que acontece na mesa de negociação. “Dia 28/02/23 é um daqueles dias decisivos nas nossas vidas, precisamos externar nossa vontade de ver nossas reinvindicações atendidas, pois, nós merecemos mais, nós queremos mais!”, encerra a carta.

Assista ao Giro Sindical:

Fonte: Condsef/Fenadsef

Foto: YouTube/Rede TVT