Governo propõe reajuste salarial de 7,8% aos servidores públicos federais

Dia 28 de fevereiro, data da próxima reunião, será de mobilização para a categoria

Após seis anos sem reajuste salarial, os servidores públicos federais acordam nesta sexta-feira (17) com a seguinte proposta: um reajuste salarial de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1o de março de 2023. Para o auxílio-alimentação, a proposta é de 43,6%, referente à variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de fevereiro/2016 a fevereiro de 2023, passando de R$ 458,00 para R$ 658,00.

A proposta veio oficializada no Ofício SEI No 4410/2023, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, após a primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada ontem (16), em Brasília. A próxima reunião está marcada para o dia 28, terça-feira.

A secretária-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Eleandra Raquel da Silva Koch destaca que a negociação e a proposta é uma conquista dos servidores. “Sabemos que a proposta do governo é emergencial. Porém, lutaremos para melhorar esse índice e iniciaremos, de imediato, a campanha salarial de 2024”, afirma ela.

O documento afirma ainda que o governo fará gestão junto ao Congresso Nacional para a retirada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020; da reforma Administrativa. “Esse anúncio, que o governo pedirá a extinção da PEC 32 é mais uma vitória importante da categoria”, garante Eleandra.

Além disso, garante que a retomada das Mesas Setoriais está vinculada à revisão do Subsistema de Relações de Trabalho no Serviço Público Federal, previsto no Decreto no 7.674, de 20 de Janeiro de 2012.

No próximo dia 28, o Sindiserf/RS realizará uma mobilização nos órgãos, seguindo orientação da Condsef/Fenadsef que está programando um dia nacional de luta dos servidores, com vigílias e atos em Brasília e demais estados.

Arte: D3 Propaganda