Sindiserf/RS convoca assembleia com empregados da Conab nesta quinta

Amanhã (9), o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) realizará uma assembleia com as empregadas e empregados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), às 13h30, na sede da Companhia (Rua Quintino Bocaiúva, 57, Porto Alegre). A pauta é o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Os empregados da Conab estão há quatro anos sem conseguir fechar um ACT e desde o início, a Conab insistiu em reajuste zero e retirada de cláusulas sociais, inclusive o Serviço de Atendimento à Saúde (SAS), que migraria para a Geap.

Com a resistência dos trabalhadores, a Companhia em audiências de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) apresentou a proposta 9,92%, em novembro de 2022, e, duas semanas depois, chegaria a 18,42%. Porém, os empregados deveriam assinar o contrato com a GEAP, não teriam reajuste no auxílio alimentação e creche, aceitariam a indicação de pessoas de fora do quadro funcional para cargos operacionais e os dirigentes sindicais e associativos teriam restrições à liberação.

Na ocasião, foi construída uma alternativa que permitiria fechar os acordos: a proposta da Conab seria levada à aprovação dos empregados desde que esses quatro pontos pudessem ser reservados para uma nova rodada de discussão em fevereiro (no TST ou até bilateralmente com a própria Conab/Ministério).

Fonte: Sindiserf/RS com informações da Condsef/Fenadsef

Arte: Renata Machado (Sindiserf/RS)