Sobre a GACEN não pode incidir desconto previdenciário

postado em: Notícias | 0

A lei exclui da incidência da contribuição previdenciária uma série de parcelas recebidas pelos servidores federais, principalmente aquelas que possuem caráter indenizatório e que não são incorporadas aos proventos de aposentadoria e pensão.

Além disso, a lei diz que as parcelas pagas em decorrência de local de trabalho, ainda que tenham natureza remuneratória e não indenizatória, são isentas de descontos previdenciários.

É exatamente esse o caso da Gacen, pois os servidores que recebem essa gratificação trabalham em locais externos, em condições muito específicas, tendo contato cotidiano com variadas intempéries e com agentes nocivos à saúde. Ela é devida aos servidores do Quadro de Pessoal do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional de Saúde que realizam atividades de combate e controle de endemias, em área urbana ou rural, inclusive em terras indígenas e quilombolas, áreas extrativistas e ribeirinhas.

Portanto, sobre a GACEN não pode incidir desconto previdenciário.

A Assessoria Jurídica do SINDISERF/RS se coloca à disposição dos associados para prestar qualquer esclarecimento complementar sobre o assunto e para fazer os devidos encaminhamentos, inclusive para promover a cobrança de valores dos descontos previdenciários feitos na folha de pagamento nos últimos cinco anos. Os documentos necessários são os seguintes:

1) comprovante de residência;

2) documento de identidade;

3) contracheques ou fichas financeiras dos últimos cinco anos.

O contato poderá ser feito pelo e-mail publico@woida.adv.br ou pelo fone (51) 32848350.

 

Fonte: Assessoria Jurídica do Sindiserf/RS

Foto: Pixabay