O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) manifesta o seu pesar com a morte Frei Sérgio Antônio Görgen, aos 70 anos, nesta terça-feira (3), devido a um infarto. O velório acontece ainda hoje, em Hulha Negra e Candiota (dois municípios vizinhos) e seu sepultamento será amanhã (4), em Daltro Filho, no município de Imigrante/RS, às 16h.
Frei Sérgio foi um grande companheiro, militante das causas sociais e ambientais, da agroecologia, frade franciscano, figura central na criação do Movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Chamado de “o frade vermelho”, Frei Sérgio completou 51 anos vestindo o hábito. Ao longo desses anos, fez greves de fome, pela luta por crédito agrícola nos anos 90 (na sede do Sindicato dos Bancários), contra a Reforma da Previdência em 2017, e pela democracia em 2018, em frente ao STF. Também foi deputado estadual pelo PT (entre 1999 e 2002), sobrevivente e cronista do Massacre da Fazenda Santa Elmira (1989).
A direção do Sindiserf/RS expressa seus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e à militância companheira de Frei Sérgio.
Frei Sérgio, presente! Hoje e sempre!

Fonte: Sindiserf/RS com informações da CUT-RS