Sindiserf/RS realiza visitas aos hospitais da rede Ebserh no RS

postado em: Notícias | 0

Agendas tinham objetivo de fortalecer a relação com base

 

Uma comitiva do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) realizou uma força tarefa para conversar e ouvir as empregadas e empregado da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na última semana. Entre os dias 26, 27 e 28 de janeiro, foram realizadas visitas aos hospitais da rede: Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) e no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPEL).

As visitas, além de aproximar o Sindicato da categoria, foram importantes para conhecer a dinâmica de funcionamento dos hospitais, acompanhar solenidade institucionais e se reunir com os gestores das unidades hospitalares, garantindo um canal de diálogo direto em prol dos empregados da Ebserh.

 

 

“Tive a grata satisfação de participar da troca da titularidade no HU-Furg, onde a superintendente Dra. e Professora Sandra Brandão, após oito anos passou o cargo para o Professor Fábio Correia Jr. Foi importante saber que o Hospital completará 50 anos em 2026 com atendimento exclusivamente SUS, acolhendo pacientes de 33 municípios da região”, relatou a secretária-geral adjunta do Sindiserf/RS, Zaida Haack Bastos.

Em relação ao Hospital Escola de Pelotas, a dirigente contou que para melhor atender a comunidade, a preocupação da superintendência é, em aproximadamente dois anos, entregar a nova unidade, visando mais conforto a todos os trabalhadores e usuários do HE. “Após esse encontro, visitamos as dependências do hospital, ouvindo os empregados e igualmente os convidando para que se integrem ao Sindiserf e contem com este Sindicato na defesa dos seus direitos.”

 

 

Zaida também destacou a reunião com o superintendente do HUSM, Dr. Humberto Palma, que é empregado da Ebserh no Hospital e filiado ao Sindserf/RS. “Ele ratificou sua preocupação em conduzir bem a questão funcional dos empregados, dirimindo os eventuais conflitos entre CLT, RJU e terceirizados, a fim de canalizar essa energia para melhorar o atendimento aos usuários, levando o HUSM a um modelo de excelência”, disse.

O secretário de Comunicação do Sindiserf/RS e empregado da Ebserh no HUSM, Romário Krug avaliou que a agenda nos hospitais foi muito importante para dos dirigentes sindicais entender a diversidade de condições de trabalho na rede. “Apesar de sermos todos parte de uma mesma empresa, e no mesmo Estado, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande possuem características específicas, e isso nos dá o entendimento de que há bastante trabalho em defesa dos empregados da Empresa.”

 

 

Segundo Romário, as conversas com gestores locais foram essenciais para dar mais liberdade ao trabalho sindical. “Esse contato também colabora para haver o entendimento de que não estamos uns contra os outros, mas sim, devemos trabalhar juntos”, ponderou ele.

Além de Zaida e Romário, a secretária de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindicato; Vera Regina Gomes da Rosa e a empregada do HUSM e representante do RS na Mês Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com a Ebserh, Lisiane Fagundes também integraram a comitiva do Sindiserf/RS. Em Rio Grande, toda a agenda foi acompanhada pelo representante local e suplente na MNNP, Rubens Lobato.

 

 

 

Fonte: Sindiserf/RS

Fotos: Divulgação