Em frente ao Palácio do Planalto, aposentados e pensionistas cobram atendimento de pautas

postado em: Notícias | 0

 

 

Durante a 3ª Marcha dos Aposentados e Pensionistas, organizada pelo Sindsep-DF, entidade filiada à Condsef/Fenadsef, na manhã desta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas se dirigiram à frente do Palácio do Planalto para cobrar do governo federal o atendimento de pautas consideradas urgentes pela categoria. O ato também marca o Dia Nacional do Aposentado e da Aposentada, celebrado neste sábado, 24 de janeiro.

Com concentração na Praça dos Três Poderes, a mobilização reuniu diversas entidades sindicais e movimentos em defesa dos aposentados e pensionistas. Ao longo da atividade, representantes do Mosap, Sinait, Sindreceita, Andes, Sindfisco, Sinagências, Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, Sindicato dos Bancários e do Movimento Paulista em Defesa do Serviço Público reforçaram a necessidade de avanços concretos nas reivindicações do setor.

A coordenadora da Secretaria de Aposentados e Saúde do Trabalhador do Sindsep-DF, Ivaldelice Pereira da Silva, destacou que a permanência da contribuição previdenciária após a aposentadoria é uma enorme injustiça que precisa ser corrigida com urgência. “Nós contribuímos com a Previdência durante toda a vida laboral”, afirmou.

Outras demandas urgentes incluem a instituição do auxílio-nutrição; o aumento do valor da per capita da saúde, com extensão do pagamento para todos, sem a obrigatoriedade de contrato com plano de saúde; e o fim da Decipex (Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos), com o retorno dos vínculos de aposentados e pensionistas aos órgãos de origem.

O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, lembrou que as reivindicações integram a pauta unificada da bancada sindical, protocolada em 31 de janeiro de 2025, que já deveria ter sido discutida na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). “A atividade de hoje foi muito importante para chamar a atenção do governo para nossas demandas, mas é preciso manter a mobilização. Por isso, vamos seguir pressionando o presidente Lula pelo atendimento imediato da nossa pauta”, afirmou.

A direção do Sindsep-DF aguarda um retorno da assessoria do Palácio do Planalto para agendar uma audiência que deve tratar do tema.

 

Fonte: Sindsep-DF com Condsef/Fenadsef

Foto: Marcos Paulo Lima (Maracatu)/CUT-DF