Sindiserf/RS celebra 37 anos de lutas e conquistas neste sábado

postado em: Notícias | 0

 

Amanhã (29), o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf/RS) comemora 37 anos de uma trajetória marcada pelo enfrentamento ao projeto neoliberal implementado no país e no mundo, através de efetivas ações contra as reformas e medidas que retiram os direitos dos trabalhadores e deterioram o serviço público.

Ao longo desses anos, o Sindicato sempre manifestou seu apoio às lutas da classe trabalhadora e as outras esferas do funcionalismo público (estadual e municipal), defendendo o serviço público de qualidade e a valorização do servidor. Além disso, repudia toda e qualquer política entreguista que considere privatizar o bem público. Defende o estado democrático de direito onde o serviço público é uma das esferas mais importantes para o desenvolvimento do país como nação.

“Em meio à classe trabalhadora atual, as servidoras e servidores, empregadas e empregados públicos, ativos e inativos, da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal contribuem com sua parte para construir uma democracia que já é forte o bastante para resistir a recentíssimas tentativas de retrocesso por parte de novos facínoras”, afirma o Secretário-geral do Sindiserf/RS, Walter Morales Aragão, ao recordar a criação do Sindicato em paralelo à redemocratização e as lutas travadas desde então.

“Por mais e melhores serviços públicos! Parabéns a todos e todas, em sua decisão de lutar e avançar, nas nossas lutas gerais e específicas, e aos nossos aliados e parceiros na busca de um Estado e um país menos desigual, mais justo e democrático. Viva o Sindiserf/RS”, declara Walter.

A secretária-geral adjunta do Sindiserf/RS, Zaida Haack Bastos destaca a pluralidade que compõe a entidade. “O Sindicato hoje, do alto da sede própria, atualmente é composto por uma diretoria plural que abarca servidores e empregados públicos tanto da capital como do interior. São homens e mulheres da ativa e inativos, jovens, idosos, negros, brancos, que com um corpo jurídico experiente e trabalhadoras dedicadas prima pela democrática e por atender o associado em seus legítimos anseios”, garante ela.

“E as mulheres que em tripla, quádrupla jornada que desenvolvem suas atribuições laborais em suas instituições, simultaneamente graduam-se em universidades, fazem mestrado, doutorado, administram a própria casa, cuidam de suas famílias, fazem passeatas, participam de reuniões e seminários, elaboram e discutem pautas de interesse comum. Quando aposentadas, se mantêm ativas disponibilizando seus conhecimentos numa rica troca de saberes”, destaca Zaida.

A dirigente afirma também que no decorrer desses 37 anos cresceu em número de associados e proporcionalmente as atribuições da entidade. “O Sindiserf/RS é de todas, todos, todex e que venham muitos outros aniversários, sendo o protagonismo, marcado pela sensibilidade e efetivas ações em prol de um serviço público que trate com mais respeito e oportunidades todas as suas trabalhadoras e trabalhadores”, finaliza.

Fundado em 29 de novembro de 1988, o Sindiserf/RS é filiado à CUT e à Condsef/Fenadsef, a entidade se destaca pela defesa constante da categoria e de um serviço público gratuito e de qualidade, além de lutar pelo fortalecimento da democracia e de uma sociedade justa.

Fonte: Sindiserf/RS