Servidoras e servidores do Rio Grande do Sul aprovaram, por ampla maioria, a proposta de reajuste dos benefícios da categoria, em assembleia híbrida na tarde desta segunda-feira (3). A atividade foi convocada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) e aconteceu presencialmente na sede da entidade, em Porto Alegre, na delegacia regional de Santa Maria e através de link do Zoom.
A proposta aprovada é de 17,5% sobre o valor atual do auxílio-alimentação, que elevará o benefício de R$ 1.000,00 para R$ 1.175,00, a partir de dezembro de 2025 e, em abril de 2026, será aplicada, a diferença correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado do período.

Já os benefícios referentes ao auxílio pré-escolar e a assistência à saúde suplementar serão reajustados em abril de 2026, conforme a variação do IPCA, condicionados à aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
O secretário-geral do Sindiserf/RS, Walter Morales Aragão defendeu a aprovação da proposta pelo conjunto da categoria. “Principalmente, pelos servidores de nível médio. Mas é óbvio que temos que seguir na luta por conquistas para os aposentados, que receberam os reajustes mais baixos durante as negociações salariais de 2025”, salientou.
Walter também lamentou a “tática” do governo de apresentar a proposta quase no final do ano. “E ainda atrelada ao orçamento. É nítido que não é o que queremos, mas dificilmente vamos conseguir algo a mais.”

O secretário de Administração e Patrimônio do Sindicato, Marcos Gladimir Lima Lacerda explicou que a reivindicação dos sindicatos que representam a categoria foi a equiparação com o os servidores do judiciário. “Essa foi a nossa pedida e o objetivo que estamos pleiteando para os servidores federais”, disse ele.
A decisão da base do Sindicato será encaminhada para a Condsef. Essa proposta em foi apresentada na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada em 22 de outubro. O governo deu até quinta-feira (6) para as entidades assinarem o termo de compromisso.
Fonte: Sindiserf/RS
Fotos: Reprodução