Nosso privilégio é trabalhar defendendo direitos

postado em: Notícias | 0

Nesta terça-feira, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a Condsef/Fenadsef presta homenagem a todas e todos os trabalhadores – das esferas federal, estadual e municipal – que, diariamente, dedicam suas vidas à defesa e à garantia dos direitos da população, assegurados pela Constituição Federal de 1988. São profissionais que mantêm de pé os serviços que garantem saúde, educação, segurança, assistência, ciência, cultura e tantas outras políticas públicas essenciais à sociedade.

Mas enquanto celebramos o papel fundamental do funcionalismo, novas ameaças pairam sobre o serviço público. A PEC 38/2025, da “reforma administrativa”, de Hugo Motta (Republicanos-PB), Pedro Paulo (PSD-RJ), Zé Trovão (PL-SC) e companhia, representa um ataque direto aos direitos sociais e à estrutura do Estado brasileiro.

 

 

Ataque ao que é público

Sob argumentos de modernizar o serviço público e combater privilégios, a proposta, na prática, busca fragilizar o serviço público, abrir caminho para a privatização de funções essenciais e transformar direitos em mercadorias, colocando o interesse de poucos acima das necessidades da maioria.

Para a Condsef/Fenadsef, o único privilégio da maioria absoluta dos servidores públicos é trabalhar em defesa dos direitos da população brasileira. Já a PEC 38 é mais uma tentativa de “matar” o Estado Social previsto na Constituição Cidadã, substituindo o compromisso com o povo por um balcão de negócios voltado ao lucro.

 

29/10: Todos à Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa

Diante desse cenário, servidores e servidoras de todo o Brasil estarão mobilizados nesta quarta-feira, 29 de outubro, em um grande ato nacional em frente ao Museu Nacional, em Brasília, a partir das 9h da manhã. Em diversas capitais também estão previstas manifestações e paralisações em defesa do serviço público e contra a PEC 38.

Essa luta é de todos os brasileiros. A destruição dos serviços públicos impacta diretamente quem mais precisa deles. Vamos deixar o recado aos 171 parlamentares inimigos do povo que deram sua assinatura para essa proposta que promove a demolição dos serviços públicos: Parlamentar que vota contra o povo, não volta. A sociedade está atenta e vai cobrar coerência de seus representantes.

 

Defender o serviço público é defender o Brasil

Neste 28 de outubro, o recado é claro: valorização do servidor é valorização do Estado e da cidadania. O serviço público não é privilégio — é instrumento de justiça social, igualdade e desenvolvimento.

A Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas seguem firmes, unindo e somando forças em defesa dos direitos do povo brasileiro, da democracia e do que é público.

 

Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa (PEC 38)
Quarta-feira, 29 de outubro | A partir das 9h
Em frente ao Museu Nacional, Brasília
Em todo o país, servidores e servidoras mobilizados!