Grupos de Trabalho irão debater pautas dos servidores do Incra

postado em: Notícias | 0

A direção da Condsef/Fenadsef participou, nesta terça-feira (9), da 3ª reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Incra, realizada em formato híbrido (presencial e online). O encontro reuniu representantes da direção do órgão e das entidades sindicais para tratar da pauta de reivindicações dos servidores.

Para aprofundar o debate sobre progressão funcional, Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e avaliação de desempenho, foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes das bancadas governamental e sindical. Outro GT será criado para discutir a prevenção de assédios moral, sexual e institucional, demanda apresentada pela Condsef. Cada entidade terá 15 dias para indicar membros titulares e suplentes que irão compor os grupos.

Os sindicalistas também apresentaram uma série de outras demandas da categoria, às quais a direção do Incra se comprometeu a responder na próxima reunião da mesa, agendada para o dia 4 de novembro, às 10h, em formato híbrido.

Entre as reivindicações apresentadas estão: cessão de espaço físico nos locais de trabalho para reuniões e convivência sindical; melhoria das condições prediais do Incra; fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs); e criação de um incentivo de localização para fixar servidores em áreas mais isoladas, nos moldes da Indenização de Fronteira concedida a servidores da Funai, do Meio Ambiente e da Abin.

Durante a reunião, a direção do Incra informou ainda que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou edital para que os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que estão em lista de espera, manifestem o interesse efetivo em tomar posse caso sejam convocados. Isso em virtude do grande número de desistência dos candidatos que integram as listas de espera do CPNU. No Incra, a maior parte das desistências ocorreu na região Norte.

A direção anunciou também a implementação de projetos de formação, como a criação de uma Universidade do Incra e de uma revista técnico-acadêmica, que contará com a participação dos servidores. As entidades sindicais deverão indicar representantes para o conselho editorial da publicação. Além disso, um amplo plano de formação dos servidores, com temas ligados à reforma agrária, está em fase de elaboração e será apresentado em breve às entidades para discussão. As atividades formativas também devem ser estendidas aos assentamentos, com possibilidade de participação das entidades.

Participaram da reunião os diretores da Condsef/Fenadsef, Edison Cardoni (DF), Silvia Cléia Aires Ferreira (MT), Sandra Lúcia da Silva Mota (CE) e Dérmio Antônio Fillipi (SC). Do Sindpfa: João Daldegan e Kássio Alexandre. Pela direção do Incra, estiveram presentes Gustavo Souto de Noronha, diretor de Gestão Estratégica, Fabíola de Freitas Vianna, diretora substituta, e Leonardo Henrique Bezerra Lopes, diretor de Gestão Administrativa.

 

Fonte: Sindsep-DF

Foto: Sindsep-DF