Ciclo de Formação Sindical inicia com oficina em Porto Alegre

postado em: Notícias | 0

A manhã de sábado (17), foi marcada pela Oficina I, que deu início ao Ciclo de Formação Sindical do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS). A atividade aconteceu na sede da Associação dos Servidores do Incra do RS (Assincra) e reuniu dirigentes da entidade.

 

 

O secretário de Formação do Sindiserf/RS, Leonardo Toss, explicou que este Ciclo foi pensado, levando em conta a importância da Formação Sindical e que o Ciclo de Formação terá quatro oficinas. “E essa deve ser permanente diante da conjuntura do mundo e os desafios do movimento sindical”, disse. O objetivo das oficinas é desenvolver habilidades, reconhecer conceitos, divulgar e desenvolver técnicas e produtos para a organização sindical, em torno do eixo de um sindicato cidadão.

Abordando termos técnicos e conceitos de interesses, o secretário-geral do Sindicato, Walter Morales Aragão deu início ao processo de estudos. A partir de uma linha do tempo, foram destacados períodos fundamentais como o surgimento da agricultura, da economia excedente, da divisão de classes e por fim, o surgimento do movimento sindical.

 

 

“Neste contexto, é importante salientar que sindicato cidadão tem que lutar por uma sociedade justa e democrática”, enfatizou Walter. Outro destaque feito pelo dirigente é que “um serviço público estável é garantia para a sociedade”.

Os participantes realizaram trabalho em grupo, onde apontaram as “forças, oportunidades, fraquezas e ameaças” do Sindiserf/RS. Os grupos também fizeram um mapa mental das cidades de Porto Alegre e Santa Maria.

 

 

A animação ficou por conta do servidor do IBGE, Josué Krug, que fez uma apresentação musical na abertura da Oficina. Integrantes do Comitê Popular Esperançar foram convidados a apresentar as ações do Comitê.

 

 

Todos os presentes receberam o livro “Trabalho de Base”, composto por uma seleção de roteiros organizados pelo Cepis, com organização de Ranulfo Peloso, da editora Expressão Popular. A Oficina encerrou com uma caminhada reflexiva pelas ruas do centro de Porto Alegre.

Durante o ano, a iniciativa será realizada no interior. Em 14 de junho, a Oficina II será em Pelota; 16 de agosto, Santa Maria recebe a Oficina III e por fim, em 4 de outubro, a atividade ocorre em Bento Gonçalves.

 

 

 

 

 

Fonte: Sindiserf/RS

Fotos: Renata Machado