PL nº 6170/2025 também foi ponto de debate da assembleia
Na tarde desta quarta-feira (28), o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) realizou uma assembleia com as servidoras e servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A agenda ocorreu no auditório do órgão em Porto Alegre e deliberou sobre a delegação para participar do Encontro Nacional Virtual do Departamento de Agricultura e Reforma Agrária (DARA) da Condsef/Fenadsef, que será na terça-feira (3), das 9h às 17h, com o objetivo central de debater e construir o texto da Emenda Parlamentar a ser apresentada no contexto da tramitação do PL nº 6170/2025.

O secretário-geral do Sindiserf/RS, Walter Morales Aragão falou sobre o parecer jurídico referente ao PL 6170/2025, divulgado pela assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef. Segundo ele, o Projeto não foi negociado, “é fruto de uma grande amarração das negociações que aconteceram em 2024”.
O dirigente também leu os principais pontos elencados pelo conjunto dos servidores da base da Condsef/Fenadsef para campanha salarial. No total, são 18 reivindicações da categoria. “Vai ter a campanha geral para todos os servidores federais, com essas pautas e as mesas específicas de negociações, por carreiras. Por isso, o encontro do Departamento é muito importante”, explicou Walter.

O servidor do Incra e secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Vitor Py recordou a luta histórica dos servidores do Incra pela equiparação com os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Outro ponto destacado por ele e, bastante respaldado pelos participantes, foi a importância de diminuir a diferença entre servidores de nível médio e superior. A valorização dos aposentados, através do auxílio-nutrição, completaria o que, na opinião do dirigente, seria o mais importante no momento.

“São lutas históricas, há anos que reivindicamos a equiparação com os servidores do Ibama e a entre as próprias carreiras do Incra. Então levar isso para o Encontro é uma forma de não deixar isso cair no esquecimento, mesmo sabendo que talvez essas reivindicações não sejam atendidas agora. Já o auxílio-nutrição para os aposentados é urgente, pois impacta diretamente na remuneração e na qualidade de vida”, declarou Vitor.
A delegação para o Encontro foi composta por Gilda Maria Dias, Maurício Pretto, Daniela Govoni Sotelo, Décio Machado Monteiro e o secretário-geral do Sindicato, que também é servidor do Incra.

Fonte: Sindiserf/RS
Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)